O empresariado goiano e os contadores podem contar, a partir de agora, com o serviço Drive Thru da Junta Comercial de Goiás (Juceg), com o objetivo de entregar os documentos necessários para a abertura de uma empresa sem ao menos sair do carro. Para utilizar o serviço, o usuário deve entregar os documentos, pegar o número de protocolo e ainda escolher, por meio da numeração, em qual das nove unidades disponibilizadas do Vapt Vupt da capital ele poderá pegar o processo.

O serviço, inédito no País, foi inaugurado na tarde de sexta-feira, 13, no estacionamento subterrâneo do Banana Shopping, na região central de Goiânia, com a presença do presidente do Conselho Regional de Contabilidade em Goiás, Elione Cipriano da Silva, do vice-presidente administrativo do CRC-GO, Edson Bento dos Santos, o vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização do CRC-GO, Wagner Felipe Filho, o vice-governador de Goiás José Eliton, o presidente da Junta Comercial de Goiás, Alexandre Caixeta, além de outros importantes nomes.

“É o governo do Estado dando mais agilidade e eficiência no atendimento e prestação de serviços de qualidade ao cidadão”, disse o vice-governador, depois de descerrar a placa de inauguração ao lado do presidente da Juceg, Alexandre Caixeta.

Logo em seguida, no interior do guichê, o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, ao lado de José Eliton e demais representantes, participou de uma simulação do serviço que foi inspirado no drive thru das redes de alimentos. Para agilizar a documentação, o usuário do serviço deve acessar a REDESIM (site da Juceg), preencher todos os dados e imprimir. A abertura de processo será feita pela internet, agilizando os procedimentos tanto para o Estado quanto para o empresário.

Todas as iniciativas da Juceg visam, segundo Caixeta, agilizar os procedimentos necessários para se abrir uma empresa, o que já pode ser feito em 24 horas, caso todos os documentos sejam entregues no Vapt Vupt Empresarial, no Setor Oeste. “Neste segundo semestre, vamos implantar na Juceg o Via Única. Ao invés de três vias, o usuário trará apenas uma via do processo, que será digitalizada e armazenada aqui na Junta. A iniciativa vai economizar duas outras vias que são utilizadas atualmente, além de uma série de autenticações e de idas e vindas à Juceg, para juntada de documentos”.

Segundo o presidente Elione Cipriano da Silva, o DriveThru da Juceg deve abrir oportunidade em benefício do contador. “É a concretização de um sonho e o início de uma grande caminhada. O diferencial é que o usuário poderá dar entrada ao processo em poucos minutos, e, consequentemente, ganhar tempo. Esse é um exemplo que deve se multiplicar em outras regiões no País”, assegura.

Alexandre destaca que Goiás é o primeiro estado a despontar com o novo método de atendimento. “Hoje em dia, com a nossa vida corrida, não temos tempo para a burocracia. Nós estamos facilitando o trâmite do processo com a implantação do Drive Thru da Juceg, que é algo pioneiro no país. O projeto é recente, com cerca de dois meses de elaboração. Investimos um custo baixo para termos um bom retorno”.

De acordo com o secretário estadual de indústria e comércio, William Leyser O`Dwyer, a inovação no processo de documentos será uma referência para o empresário. “Nós inauguramos algo que será referência de rapidez para resolução dos problemas. A burocracia é o terror de qualquer empresário, mas os resultados já estão aí. Este é um momento ímpar, singular e inédito no Brasil. Até então, o empresário via a abertura de uma empresa como um momento de pânico, mas agora teremos eficiência para o pequeno, médio e grande empresário”.

A presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz, também convidada para o evento, relembra dos pedidos feitos para que a burocracia na emissão de documentos diminuísse. “Isso é mais do que pedíamos. A Juceg trouxe o máximo de comodidade em uma área que significa o máximo de inovação, para quebrar qualquer barreira, diminuindo o máximo de burocracia”.

O fato de ser centralizado deve facilitar o trabalho de muitos empresários e contadores, como informa o empreendedor e ex-secretário estadual de indústria e comércio, Alexandre Baldy. “É um benefício para todos os prestadores de serviço da atividade mercantil. O fato de ser centralizado, em um shopping de Goiânia, facilitará a todos que trabalham com esse tipo de processo”.

O secretário de articulação política de Trindade, Marcos Lago tem expectativa que o lançamento do Drive Thru trará vantagens para os municípios próximos a Goiânia, e em tempo, elogiou a gestão do CRC pelas conquistas para a classe, em especial a atuação do delegado do CRC de Trindade, José Maria Oliveira Vieira. “Estou encantado, pois vai beneficiar não apenas Goiânia, como também toda a região metropolitana da capital”, finaliza.

Assessoria de Imprensa CRC-GO