Visando o aprimoramento do conhecimento e a constante reciclagem da classe contábil, o CRC-GO não tem medido esforços para atuar em um dos pilares de sustentação desta autarquia: o desenvolvimento profissional. Por meio de parcerias com diversas instituições do segmento, tem proporcionado aos contabilistas capacitação em diversos campos de atuação do contabilista.

No dia 9 de fevereiro, a BBC Educação ofereceu o curso Apuração do Lucro Real para 2015 de acordo com a Lei nº 12.973/2014 e IN RFB nº 1.515/2014, ministrado pelo contador e consultor Israel Antônio de Oliveira. O objetivo do curso foi abordar de maneira teórica e prática os procedimentos a serem adotados na apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e para contribuições PIS/Pasep e Cofins, propiciando aos participantes uma visão geral sobre o regime de tributação lucro real com base na lei nº 12.973/2014, evitando contingências fiscais para empresas em virtude de cálculo incorreto de tributos.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, teve uma rápida palavra com os participantes e enfatizou a importância da contabilidade bem feita e dentro da legalidade, pois serve como prova positiva das ações da empresa.

Conforme Israel explica, o objetivo da lei nº 12.973/2014 é adequar a legislação tributária à legislação societária (IFRS) e, assim, estabelecer ajustes que devem ser efetuados em livro fiscal (ECF) para apuração da base de cálculo do IRPJ e da CSLL. “Com isso, aproxima-se a legislação tributária das normas editadas pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)”, afirma.

O artigo 247 do Regulamento do Imposto de Renda (RIR/1999) define o lucro real como sendo “o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pelo RIR”. De acordo com Israel, a legislação exige que para a apuração do Lucro Real é obrigatório manter escriturações comercial e fiscal, incluindo o Livro de Apuração do Lucro Real (Lalur).

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves