O vice-presidente de Registro do CRCGO-GO, Rangel Francisco Pinto, representou o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás na cerimônia do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil 2015), no Sebrae Goiás, realizado no dia 30 de novembro. Na ocasião, foram premiadas as boas práticas de gestão das micro e pequenas empresas goianas. O MPE Brasil é uma iniciativa do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e apoio estadual do Movimento Goiás Competitivo (MGC).

O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, ressaltou a importância do MPE Brasil para a construção da economia brasileira. “O empreendedorismo é a mola mestra do nosso País. Essas empresas são propulsoras do nosso desenvolvimento e um Prêmio como esse vem para valorizar toda a categoria. Estamos em um tempo de desafios globais, que só serão superados com a melhoria da competitividade”, enfatizou.

De acordo com o presidente do Movimento Goiás Competitivo (MGC), Pedro Bittar, a premiação tem um significado especial para o setor empresarial por reconhecer a gestão de qualidade. “Estamos em um ano muito especial para as micro e pequenas empresas. O Sebrae, sabiamente, lançou neste ano o Movimento Compre do Pequeno Negócio. Falo em sabedoria porque são os pequenos que trazem consigo a movimentação de toda uma cadeia de negócios. E o investimento em uma gestão competitiva é a chave para o sucesso de pequenos negócios”, afirmou.

Rangel destacou ainda que ao premiar as boas práticas de gestão das micro e pequenas empresas goiana, o Sebrae fortalece a classe contábil, responsável também pela saúde dos pequenos negócios. “O processo é dividido em oito categorias: indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo, tecnologia da informação e comunicação, saúde, educação e outros serviços, além de boas práticas, responsabilidade social e inovação. Todas as áreas demandam por um profissional da contabilidade auxiliando as empresas na tomada de decisão”, argumentou.

Duas empresas goianas venceram a etapa estadual do MPE Brasil 2015, em Goiânia (GO). Neste ano, 1.849 empresas de Goiás se inscreveram no MPE Brasil. As vencedoras foram Viasoft-GO, na categoria Serviços de Tecnologia da Informação e Alfa Sinalização, na categoria Indústria. Para o empresário Marcelo Godinho de Azevedo, da Viasoft-GO, a premiação é uma honra para a empresa. “Faço questão de ressaltar que é uma conquista de todos os colaboradores, da minha família, porque é preciso lutar bastante, se sacrificar para empreender em nosso País. Somos lutadores porque temos que superar vários obstáculos de concorrência e de mercado”, comemorou. A proprietária da Alfa Sinalização, Núzia Francyelle Rosa dos Santos, reconhece o Prêmio como um incentivo para que a empresa seja competitiva e se destaque das demais. “É um incentivo para que a gente sempre busque novos conhecimentos, para nos mantermos competitivos em um mercado tão acirrado”, disse.

O MPE Brasil promove o aumento da qualidade, produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas, disseminando os conceitos e as práticas de gestão, por meio de um processo de reconhecimento estadual e nacional. Os vencedores da etapa goiana do Prêmio irão representar o Estado na etapa nacional, em abril de 2016, em Brasília.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves, com informações MPE Brasil