1 – INTRODUÇÃO.
“DIFERENCIAL COMPETITIVO” É A CHAVE DO SUCESSO DO CICLO DE VIDA ORGANIZACIONAL.
O HORIZONTE “PRESENTE / FUTURO” É O FOCO DA GESTÃO E RESPONSABILIDADE DE CONSELHEIROS, EXECUTIVOS E GESTORES DE ORGANIZAÇÕES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS.
“ASCENÇÃO”, “QUEDA”, “RESSURGIMENTO” ORGANIZACIONAL É O “CICLO VIRTUOSO” DESTE “SÉCULO DE MUDANÇAS” ACELERADAS E ATÉ MESMO DESCONTROLADAS.
A SINTONIA DAS METODOLOGIAS DE GESTÃO —- SUSTENTADAS POR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS —- DOS TRABALHOS DE MUDANÇA É A CHAVE PARA O SUCESSO —- QUALIDADE DA SUSTENTABILBILIDADE NO FOCO.
“INOVAÇÃO” E “PRODUTIVIDADE” SÃO VARIÁVEIS CRÍTICAS DA GESTÃO DOS NEGÓCIOS.
DESESTABILIZAR A CONFORMIDADE / O COMPLIANCE – COM MAXIMIZAR DESEMPENHO E MINIMIZAR FALHAS – É ÊNFASE ORGANIZACIONAL.
OS CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO OU FISCAL SÃO RESPONSÁVEIS POR GESTÃO DO PROCESSO / PRODUTO EXERCIDO PELA ALTA ADMINISTRAÇÃO NA PERSPECTIVA DA INTEGRAÇÃO DA “ENGENHARIA DO PRODUTO” E DA “ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO” COM A “ENGENHARIA DO PROCESSO” —- O “CICLO VIRTUOSO DA MUDANÇA” COM FOCO NA QUALIDADE DA SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO.
AS RESPONSABILIDADES DE CONSELHEIROS E DIRETORES SÃO DETERMINADAS PELO “MODELO DE GESTÃO DAS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS” ESTABELECIDO.
INTEGRAR METODOLOGIAS PARA GESTÃO DA ENGENHARIA DO PRODUTO; DA ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO; DA ENGENHARIA DO PROCESSO —- COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS —- É A MENSAGEM DESTE MINIARTIGO.
O EQUÍVOCO DE MUITAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS —- NO PARTICULAR AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR E DE PÓS-GRADUAÇÃO NACIONAIS —- COM A EXCESSIVA ÊNFASE À CONFORMIDADE / AO COMPLIANCE / À VISÃO DE PADRÕES GERENCIAIS, COLOCA O “MANAGEMENT” DE NOSSO PAÍS CAUDATÁRIO DAS SOLUÇÕES DOS PAÍSES CENTRAIS COM O ARREPIO DE SOLUÇÕES GERENCIAIS MAIS AVANÇADAS / ARROJADAS E PARTICULARES / PRÓPRIAS.
AS FERRAMENTAS GERENCIAIS —- COM A LÓGICA: 1- “WBS”; 2- “EVENTO ORGANIZACIONAL (SPOF/FCS)”; 3- “PARÂMETROS DA GESTÃO”; 4- “GESTÃO DO CONHECIMENTO”; 5- “INDICADORES / MÉTRICAS”; 6- “CONTINGÊNCIA / RISCO”; 7- “CONTROLE INTERNO” —- IMPACTAM OS MODELOS DE GESTÃO, ORA PRATICADOS, COM O SEU ELEVAR DO “PATAMAR ANALÍTICO” PARA O “PATAMAR SINTÉTICO”, ONDE SOLUÇÕES DECISÓRIAS MAIS INTENSAS E ABRANGENTES ACELERAM E VIABILIZAM MAIOR ACERTO AO “CICLO DE VIDA DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL”.
MODELO DE GESTÃO SINTONIZADO AOS FUNDAMENTOS EXPLICITADOS É DETERMINANTE DAS ORGANIZAÇÕES VENCEDORAS DO SÉCULO XXI.
O “MODELO DE GESTÃO” —- METODOLOGIA AMPARADA POR FERRRAMENTAS TECNOLÓGICAS —- VIABILIZA O CICLO DE VIDA DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS —- A MACRO VERTENTE “PLANO DE NEGÓCIOS / GESTÃO ESTRATÉGICA / GESTÃO DE PROJETOS (TÁTICA) / GESTÃO DAS OPERAÇÕES (FUNCIONAL)” EM AÇÃO.
A EXISTÊNCIA DE SUBSISTEMAS DE GESTÃO COM BANCOS DE DADOS COM INFORMAÇÕES / RESULTADOS DA APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS AO MODELO DE GESTÃO VIABILIZA A VISÃO NO HORIZONTE “PASSADO / PRESENTE / FUTURO” DA VERTENTE “COMPORTAMENTO PROFISSIONAL / CULTURA ORGANIZACIONAL; CONTINGÊNCIA / RISCO; PROBLEMA / SOLUÇÃO / RESULTADO; ESTRATÉGIA / HIPÓTESE; AÇÃO / DECISÃO/ PROJETO; RECONHECIMENTO PROFISSIONAL / ORGANIZACIONAL” —- A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) GESTIONAL EM AÇÃO.
2 – A LÓGICA E A PROVA DO ARGUMENTO.
A METODOLOGIA PARA GESTÃO DE NEGÓCIO OU PARA OPERAÇÃO DO NEGÓCIO DEVE TRABALHAR AS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA TOTAL GOVERNABILIDADE ORGANIZACIONAL.
A METODOLOGIA PARA OPERAÇÃO DO NEGÓCIO OU DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DEVE ALIMENTAR / FORNECER OS INSUMOS / AS INFORMAÇÕES PARA O EXERCÍCIO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS FONTE DOS PROCESSOS DECISÓRIOS PRATICADOS E DE RESPONSABILIDADE DE CONSELHEIROS, EXECUTIVOS, ASSESSORES E GESTORES DAS DIVERSAS UNIDADES E LINHAS DE NEGÓCIO.
O CONHECIMENTO COM FOCO NA INTEGRAÇÃO INTER “ÁREAS” / “PROJETOS” É DETERMINANTE PARA MAXIMIZAR DESEMPENHO E MINIMIZAR FALHAS DO PROCESSO / PRODUTO COM MAIOR ATIVISMO ORGANIZACIONAL QUANTO AO COMBATE A FRAUDES, CORRUPÇÃO, ESPIONAGEM, SABOTAGEM, CONIVÊNCIA —- O PARÂMETRO DA GESTÃO “SEGURANÇA” APLICADO EM CONJUNTO COM OS DEMAIS PARÂMETROS DA GESTÃO.
A ENGENHARIA DO PRODUTO E SEU SUBCONJUNTO ESPECIFICAÇÃO DO PROCESSO COMPREENDEM PROJETOS DE MUDANÇA QUE REVITALIZAM A ENGENHARIA DO PROCESSO E TORNAM CADA MOMENTO HISTÓRICO ORGANIZACIONAL SUPERIOR À CONCORRÊNCIA.
O “PLANO DE NEGÓCIOS” / “PROJETO ESTRATÉGICO” NO MOMENTO “ZERO” DÁ INÍCIO A RESOLUÇÃO DO PROBLEMA E É A RAZÃO DA EXISTÊNCIA DOS NEGÓCIOS PRIVADOS OU GOVERNAMENTAIS.
A TEORIA DA AGÊNCIA, NAS SUAS VERTENTES “PRIVADA” OU “GOVERNAMENTAL”, TEM SUA APLICABILIDADE / SOLUÇÃO ESTAIADA POR MODELO DE GESTÃO COMPREENDIDO E PRATICADO POR CONSELHEIROS, EXECUTIVOS, ASSESSORES E GESTORES.
A ORGANIZAÇÃO É ÚNICA E SUA CULTURA E TECNOLOGIA INSERIDAS NO PROCESSO / PRODUTO DÁ O DIFERENCIAL COMPETITIVO PARA CONTINUIDADE OPERACIONAL —- A QUALIDADE DA SUSTENTABILIDADE COMO ÊNFASE.
O CONVENCIMENTO DOS DIRIGENTES DAS ORGANIZAÇÕES É INDISPENSÁVEL PARA O SUCESSO DA EMPREITADA DE MUDANÇA GESTIONAL NECESSÁRIA À QUALIDADE DA SUSTENTABILIDADE, OPÇÃO DECISIVA NOS MOMENTOS DE TURBULÊNCIA NA SOCIEDADE E NO MERCADO —- FORÇA A TECNOLOGIA PARA DECISÕES QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS SUPERIORES.
PALESTRAS E SEMINÁRIOS NO ÂMBITO PROFISSIONAL OU ACADÊMICO, BEM COMO, DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (ESPECIALIZAÇÃO; MBA; MESTRADO ACADÊMICO; DOUTORADO) TORNAM A COLETIVIDADE ORGANIZACIONAL BRASILEIRA MAIS RESISTENTE ÁS CRISES ECONÔMICAS E SOCIAIS.
3 – CONCLUSÃO.
CONSELHOS DE ADMINISTRAÇÃO OU FISCAL DEVEM CAPITANEAR OS MODELOS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL COM FOCO NO MAXIMIZAR DESEMPENHO E NO MINIMIZAR FALHAS —- INCLUSIVE FALHAS DE NATUREZA MOMENTOS DA VERTENTE “SABOTAGEM; FRAUDE; ESPIONAGEM; CORRUPÇÃO; CONIVÊNCIA”.
EXECUTIVOS INTEGRANTES DA ALTA ADMINISTRAÇÃO E GESTORES RESPONSÁVEIS POR ÁREA EMPRESARIAL DEVEM ATUAR COM MODELO DE GESTÃO COM ESTRUTURA E LÓGICA MÍNIMAS E SER RESPONSABILIZADOS POR BAIXA PRODUTIVIDADE DO “PROCESSO / PRODUTO” DECISORIAL ORGANIZACIONAL.
INICIE UMA RADICAL TRANSFORMAÇÃO NA SUA ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONALIZE MODELO DE GESTÃO —- METODOLOGIA APOIADA POR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS —- A VERTENTE “COMPORTAMENTO PROFISSIONAL / CULTURA ORGANIZACIONAL; CONTINGÊNCIA / RISCO; PROBLEMA / SOLUÇÃO / RESULTADO; ESTRATÉGIA / HIPÓTESE; AÇÃO / DECISÃO/ PROJETO; RECONHECIMENTO PROFISSIONAL / ORGANIZACIONAL” ASSOCIADA À VERTENTE “1-“WBS”; 2-“EVENTO ORGANIZACIONAL (SPOF/FCS)”; 3- “PARÂMETROS DA GESTÃO”; 4- “GESTÃO DO CONHECIMENTO”; 5-“INDICADORES / MÉTRICAS”; 6-“CONTINGÊNCIA / RISCO”; 7- “CONTROLE INTERNO”.
O PROFESSOR GIL E EQUIPE POSSUEM AS QUALIDADES PROFISSIONAIS E A ABORDAGEM TECNOLÓGICA PARA APLICAR AS IDÉIAS DISCUTIDAS PARA ESTRUTURAR E APLICAR O “MODELO DE GESTÃO BASEADO EM RISCO” JUNTO ÀS ENTIDADES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS.
O MODELO DE GESTÃO DA MACRO-VERTENTE ORGANIZACIONAL “PLANO DE NEGÓCIOS / GESTÃO ESTRATÉGICA / GESTÃO DE PROJETOS (TÁTICA) / GESTÃO DAS OPERAÇÕES (FUNCIONAL)” NO FOCO.
4 – BIBLIOGRAFIA.
1 — LIVRO “DESAFIO AOS DEUSES – A FASCINANTE HISTÓRIA DO RISCO” —AUTOR: PETER BERNSTEIN – (EDITORA CAMPUS) DO RIO DE JANEIRO – PRIMEIRA EDIÇÃO 1998.
2 – LIVRO “GESTÃO: CONTROLE INTERNO, RISCO E AUDITORIA” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CARLOS HIDEO ARIMA; WILSON TOSHIRO NAKAMURA – EDITORA SARAIVA DE SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO – MARÇO DE 2013.
3 – LIVRO: “CONTINGÊNCIAS EM NEGÓCIOS” – AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL – EDITORA SARAIVA DE SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO DIGITAL – WWW.SARAIVAUNI.COM.BR — 2012.
4 – LIVRO “BALANÇO INTELECTUAL” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; JOSÉ CARLOS ARNOSTI – EDITORA SARAIVA DE SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO 2010 E EDIÇÃO DIGITAL — 2012.
5 – LIVRO “SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS” —AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CESAR AUGUSTO BIANCOLINO; TIAGO NASCIMENTO BORGES – EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.
6 – LIVRO “GESTÃO DA QUALIDADE EMPRESARIAL” – AUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL – PUBLICAÇÕES EUROPA – AMÉRICA DE LISBOA PORTUGAL – PRIMEIRA EDIÇÃO 2010 – À VENDA NA LIVRARIA CULTURA ESQUINA DE AVENIDA PAULISTA COM A RUA AUGUSTA (SÃO PAULO – BRASIL).
7 – LIVRO “GESTÃO DE TRIBUTOS NA EMPRESA MODERNA” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; FLÁVIO FERNANDES PACETTA; JOÃO ANTONIO PIZZO; JOSÉ EDUARDO MOGE; ROGÉRIO LEITE – EDITORA SENAC – SP – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.
8 – LIVRO “GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTO DESEMPENHO” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR; EDITORA SENAC – SP – PRIMEIRA EDIÇÃO 2015.
Fonte: Professor Doutor Antonio de Loureiro Gil