MINIARTIGO

“TEORIA DA AGÊNCIA”

“O COMPORTAMENTO PROFISSIONAL VERSUS A CULTURA ORGANIZACIONAL” – A PROVA E A LÓGICA DO ARGUMENTO – (FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS)

AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL

Questões

Os parâmetros “culturais/comportamentais” —- “crenças”, “valores”, “liderança”, “confiança”, “reputação” – estruturam a “viga mestra” para tratar a teoria da agência?

Como trabalhar os parâmetros “culturais / comportamentais” no contexto do “comportamento profissional versus a cultura organizacional”?

 

1 – INTRODUÇÃO.

A Teoria da Agência lida com o conflito de interesse “administrativo; financeiro; técnico; operacional” das entidades privadas ou governamentais:

1 – NO ÂMBITO DA INICIATIVA PRIVADA:

— Entre os stakeholders (acionistas; conselho de administração; conselho fiscal) versus a equipe dirigente.

2 – NO ÂMBITO DA ÁREA GOVERNAMENTAL:

2.1 – A “população/sociedade” versus a “equipe administrativa de governo/equipe administrativa de Estado”.

2.2 – A “equipe administrativa de governo” versus a “equipe administrativa de Estado”.

Os conflitos de interesse – no foco da teoria da agência – entre os interessados (o principal) e os responsáveis (o agente) pela qualidade e a sustentabilidade do processo/produto das organizações privadas ou governamentais são objeto dos modelos da gestão ou da auditoria da gestão.

Os reflexos dos conflitos de interesse tratados na teoria da agência impactam o desempenho administrativo/técnico/operacional/financeiro das entidades públicas ou privadas com uma maior ocorrência de falhas decorrentes de problemas de natureza:

1 – Má interpretação dos anseios/desejos profissionais de interessados (o principal) ou de responsáveis (o agente) quanto aos resultados operacionais ou financeiros das entidades privadas ou públicas.

2 – Inadequação ou baixa qualidade de projetos de mudança do processo/produto organizacional.

O campo de batalha da teoria da agência ocorre principalmente quando do tratamento da variável “comportamento profissional versus a cultura organizacional” inerente a modelos da gestão ou da auditoria da gestão das organizações nos seus segmentos de mercado neste século XXI – o século da mudança.

 

2 – A LÓGICA E A PROVA DO ARGUMENTO.

Os parâmetros de atuação para resolução de conflitos profissionais/funcionais oriundos da falta de ou baixa sintonia do “comportamento profissional” versus a “cultura organizacional” são de natureza:

1 – Crenças.

2 – Valores.

3 – Liderança.

4 – Confiança.

5 – Reputação.

A teoria da agência pode ser entendida como um contrato no qual “o principal” engaja “o agente” para desempenhar tarefas/atividades/práticas administrativas/financeiras/ técnica/operacionais dentro da lógica do principal – o processo/produto de tomada de decisão no foco.

As diretrizes da lógica para resolução dos conflitos de interesse empresariais/governamentais devem ser estabelecidas no contexto dos parâmetros para a sintonia da “cultura organizacional/comportamento profissional” – a visão do “controle interno organizacional – cultural/comportamental” no foco.

A delegação de autoridade pelo principal para a tomada de decisão pelos agentes nas organizações privadas ou públicas é o ponto central da teoria da agência.

Há a possibilidade do agente não agir sempre no melhor interesse do principal, o conflito de agência privada ou pública/governamental em ação.

Os parâmetros acima referidos devem ser objeto da lógica para gestão/operação da “cultura empresarial/governamental” versus o “comportamento profissional/funcional” no âmbito da “teoria da agência empresarial/governamental” o que implica nas fases:

1 – Aplicar a “principais” e a “agentes” o questionário baseado nos parâmetros para resolução dos “conflitos de interesses empresariais/governamentais – profissionais/funcionais” – este questionário é ferramenta decisiva para equacionar os conflitos de interesse inerentes à teoria da agência privada/pública – com questões direcionadas:

1.1 – A cultura empresarial/comportamento profissional—reconhecimento empresarial/profissional

1.2 – A cultura governamental/comportamento funcional—reconhecimento governamental/funcional”.

2 – Analisar as respostas apresentadas por “principais” e “agentes”.

3 – Revisar com lista de verificação os conflitos de interesse empresariais/governamentais

4 – Atualizar o controle interno da cultura/reconhecimento-empresarial/governamental.

5 – Ministrar palestras/treinamento para alinhamento do comportamento/reconhecimento-profissional/funcional ao controle interno da cultura/reconhecimento-empresarial/governamental.

6 – Emitir relatório cultural/comportamental-empresarial/governamental com ações/projetos “conformidade; customização/adaptação; inovação”.

7 – Desenvolver e instalar ação/projeto “conformidade” ou “customização/adaptação” ou “inovação” para “minimizar as falhas” ou “maximizar o desempenho” inerente aos conflitos de interesse “principal” / “agente”.

Observação: para melhor entendimento dos conflitos de interesse governamental ler o capítulo VIII “Teoria da Agência Pública/Governamental” do livro “Gestão Pública Municipal De Alto Desempenho” autores: Antônio de Loureiro Gil; Paulo Roberto Galvão; Roberto de Oliveira Junior – primeira edição 2015.

 

3 – CONCLUSÃO.

A lógica para resolução dos conflitos de interesse empresariais/governamentais concatena os vetores:

 

1 – Os parâmetros da ferramenta tecnológica “cultura/comportamento” para resolução de conflitos empresariais/governamentais – profissionais/funcionais.

 

2 – As tarefas, atividades, práticas do processo/produto da tomada de decisão com aplicação de inteligência empresarial/governamental incorporada à metodologia para gestão/operação com o uso de ferramentas tecnológicas.

 

3 – Os momentos do ciclo empresarial/governamental – planejamento; execução; controle; auditoria no nível estratégico; tático; operacional.

 

4 – A conquista de “mentes e corações” do “principal” e do “agente” com a resolução dos conflitos de interesse vigentes.

 

O professor Gil possui as qualidades profissionais e a abordagem tecnológica para aplicar as ideias discutidas para estruturar e aplicar “a lógica para resolução dos conflitos de interesse empresariais/governamentais na perspectiva da teoria da agência empresarial/governamental” das entidades privadas ou governamentais.

Pesquisas, trabalhos acadêmicos, palestras, seminários, disciplinas de pós-graduação (especialização; MBA; mestrado acadêmico; doutorado) são de importância definitiva para maior e melhor atuação dos profissionais e funcionários no âmbito empresarial ou governamental com foco nos conflitos de interesse do “principal” versus o “agente”.

 

4 – BIBLIOGRAFIA.

1 – LIVRO “GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTO DESEMPENHO” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR; PRIMEIRA EDIÇÃO 2015.

2 — LIVRO “DESAFIO AOS DEUSES – A FASCINANTE HISTÓRIA DO RISCO” —AUTOR: PETER BERNSTEIN – (EDITORA CAMPUS) DO RIO DE JANEIRO – PRIMEIRA EDIÇÃO 1996.

3 – LIVRO “GESTÃO: CONTROLE INTERNO, RISCO E AUDITORIA” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CARLOS HIDEO ARIMA; WILSON TOSHIRO NAKAMURA – EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO – MARÇO DE 2013.

4 – LIVRO: “CONTINGÊNCIAS EM NEGÓCIOS” – AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL – EDITORA SARAIVA DE SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO DIGITAL – WWW.SARAIVAUNI.COM.BR — 2012.

5 – LIVRO “BALANÇO INTELECTUAL” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; JOSÉ CARLOS ARNOSTI – EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÀO 2010 E EDIÇÃO DIGITAL — 2012.

6 – LIVRO “SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS” — AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CESAR AUGUSTO BIANCOLINO; TIAGO NASCIMENTO BORGES – EDITORA SARAIVA SÃO PAULO – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.

7 – LIVRO “GESTÃO DA QUALIDADE EMPRESARIAL” – AUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL – PUBLICAÇÕES EUROPA – AMÉRICA DE LISBOA PORTUGAL – PRIMEIRA EDIÇÃO 2010 – Á VENDA NA LIVRARIA CULTURA ESQUINA DE AVENIDA PAULISTA COM A RUA AUGUSTA (SÃO PAULO – BRASIL).

8 – LIVRO “GESTÃO DE TRIBUTOS NA EMPRESA MODERNA” – AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; FLÁVIO FERNANDES PACETTA; JOÃO ANTONIO PIZZO; JOSÉ EDUARDO MOGE; ROGÉRIO LEITE – EDITORA SENAC – SP – PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.

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