Brasília – O ministro do Trabalho, Manoel Dias, apresentou novo cronograma para a implantação do eSocial, em evento realizado no dia 21 de maio, pela Fenacon. Segundo o ministro, após o fechamento do layout, que deverá durar perto de três meses, o Grupo de Trabalho e o Comitê de Gestor terão seis meses para trabalhar na proposta.

Ainda, segundo o cronograma, o prazo para a realização de testes será de seis meses e, ao final desse período, começara a obrigatoriedade para grandes empresas. O Grupo de trabalho e o Comitê Gestor estudarão condições diferenciadas para micros e pequenas empresas, dentre as quais, o microempreendedor Individual (MEI). O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda, participou do encontro e colocou o CFC à disposição para participar do processo, inclusive no grupo de trabalho. “A classe contábil terá representação em todo o processo”, avisa o vice-presidente.

O diretor político parlamentar da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Pericias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon, elogiou a definição do novo cronograma. “É um grande avanço. Mais uma grande vitória. Mas ainda defendemos que a aplicação do eSocial deve começar primeiro pelas empresas públicas”, disse.

O presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti, destacou o apoio total ao desenvolvimento do eSocial. “Já superamos muitas barreiras com o SPED Contábil, por exemplo, e com o eSocial não será diferente. É uma quebra de paradigmas e sua aplicação, quando estiver devidamente corrigido e em funcionamento, vai facilitar o nosso trabalho”, disse.

Compuseram a mesa o ministro do Trabalho, Manoel Dias, o secretário da Receita Federal do Brasil, Carlos Alberto Freitas Barreto, o representante do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, Lindolfo Neto de Oliveira Sales e o presidente da Fenacon, Mario Elmir Berti.

Fonte: Comunicação CFC, 23/05/2014