O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), irá promover um evento sobre o Dia D, no dia 24 de maio, que discute a minuta que propõe a alteração da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, foi posta em audiência pública pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A norma é responsável por instituir as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis e guia as instituições de Ensino Superior (IES) do país.

A expectativa por parte da autarquia é reunir sugestões tanto de profissionais quanto de acadêmicos e estudantes, com o objetivo de construir uma proposta de mudança para o normativo e apresentar ao Ministério da Educação (MEC) ainda no primeiro semestre de 2022. Para isso, um documento foi disponibilizado na plataforma Participa + Brasil (pelo link https://www.gov.br/participamaisbrasil/proposta-de-resolucao-oriunda-do-conselho-federal-de-contabilidade), onde as contribuições podem ser recebidas até o dia 31 de maio.

Segundo o presidente do CFC, Aécio Dantas, durante a pandemia a essencialidade dos profissionais da contabilidade ficou mais evidente, pontuando que os contadores são grandes aliados da economia brasileira e que acompanham as transformações do mercado. Então, o presidente ressalta que é necessário que o currículo do curso de Ciências Contábeis seja mantido atualizado e alinhado, e assim, “formaremos profissionais aptos a atuarem com excelência”.

Os trabalhos voltados para a reformulação das diretrizes curriculares foram iniciados em 2021 pelo CFC, com a proposta de adequar o curso à nova realidade do mercado, marcada por pautas como tecnologia, ciência de dados, sustentabilidade, entre outros. Ainda no ano passado, o Conselho Federal comunicou a IES, coordenadores e professores do curso de Ciências Contábeis que o trabalho de reformulação da resolução seria iniciado, solicitando o envio de sugestões.

Para o início das discussões, foram convocados os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), com o objetivo de reunir opiniões de todo o Brasil. Já em 2022, uma reunião nacional com todos os presidentes das 24 Academias de Ciências Contábeis e outra com os presidentes dos 27 CRCs foi realizada, com a finalidade de buscar diferentes pontos de vista e enriquecer ainda mais a minuta que posteriormente entraria em audiência pública.

De acordo com o CFC, a participação de toda a classe contábil na audiência pública é fundamental para o enriquecimento do material que será enviado ao MEC. Além disso, os pontos de vista do mercado e da academia serão úteis para reunir contribuições variadas, conforme as diversas realidades brasileiras, fortalecendo ainda mais a contabilidade no país.

No dia 24 de maio, às 09h, teremos um encontro virtual sobre o Dia D da Educação Contábil, em que vamos debater as propostas de mudanças para a matriz curricular do curso de graduação de Ciências Contábeis. O evento também será transmitido pelo canal do CRCGO no Youtube. Para se inscrever e obter o link de participação, acesse: https://crcgo.org.br/novo/?cursos=evento-online-dia-d-da-educacao-contabil.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

WhatsApp Image 2022-05-18 at 1.45.32 PM

Fonte: Comunicação CRCGO – Maria Paula, estagiária de jornalismo, usando como apoio o texto publicado pelo CFC.