A segunda edição da Sexta do Conhecimento abordou na manhã desta sexta-feira (22) o tema PIS/COFINS – Novidades para 2015 e pontos polêmicos, com o sócio-diretor da Sistax, Fábio Rodrigues. O programa é uma parceria entre o CRC-GO e IPOG que acontece em sextas-feiras distintas de cada mês.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Marciel Augusto Lima, fez a abertura da palestra. Ele ressaltou a importância do assunto para a atuação do profissional e destacou que a parceria é um ganha-ganha em todos os sentidos. “Ganha o CRC-GO que promove educação continuada, ganha o IPOG que se aproxima deste profissional, ganham os contabilistas por terem acesso às novidades do segmento e ganham também os palestrantes, por ser uma oportunidade única de compartilhar conhecimento”, ressalta.

Segundo o palestrante, o assunto trouxe as diversas mudanças vividas pelo setor, sendo a principal delas a elevação das alíquotas. “Também tratamos alguns temas polêmicos, coisas antigas, mas que permanecem. Entre elas a não cumulatividade, assuntos ligados a créditos, aproveitamento proporcional, definição de insumos, entre outros”, afirma. De acordo com ele, a ação, fruto da parceria entre CRC-GO e IPOG, é rica, além de ser oportunidade única de compartilhar conhecimento e, dessa forma, solucionar as diversas dúvidas, em razão das profundas e complexas alterações que tais tributos sofreram recentemente em sua estrutura normativa.

O profissional autônomo Francisco de Assis Silva Júnior, analisando o cenário econômico do País e as mudanças que o governo está fazendo com os reajustes fiscais, veio buscar conhecimento para norteá-lo sobre como atuar, tanto como pessoa física e jurídica. “É notório que ao invés de se reduzir os gastos públicos, a sociedade, mais uma vez, passa a ser penalizada. Quero saber onde está a eficiência deste projeto do governo, que até agora apresenta apenas lado unilateral. Quais são os impactos que isso vai trazer”, aponta.

Ajustes – Conforme noticiado nos jornais, o contribuinte pode ir preparando o bolso para uma nova rodada de aumento de impostos, porque o governo não conseguirá equilibrar as contas diante da frustração de receita e do pouco avanço das MPs do ajuste no Congresso. Tudo indica que haverá sim a necessidade de novas medidas para complementar o ajuste fiscal. São medidas de natureza tributária e podem ser de reversão de desonerações e de redução de incentivos fiscais. Em meio às dificuldades para aprovar as medidas provisórias que compõem o ajuste fiscal, o governo decidiu que vetará o trecho da proposta que altera as regras para concessão de abono salarial (PIS/PASEP).

Programa – A Sexta do Conhecimento é uma parceria entre o CRC-GO e o IPOG que tem como finalidade oferecer palestras de temas tributários com a participação de renomados palestrantes da área de legislação de tributos. Acontece uma vez por mês, no período da manhã, nas sextas-feiras. Um dos idealizadores do projeto, o professor Edgar Madruga, defende que mesmo que o profissional já possua uma bagagem no decorrer da carreira profissional, se não houver aprimoramento, o prejuízo pode surgir. “É uma honra participar das atividades do CRC-GO. A área tributária é forte e para um contabilista sobreviver no mercado, deve se atualizar ou vai ficar de fora. O mercado é competitivo e o profissional que deixa de se aprimorar se prejudica”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *