A conselheira do CRCGO, Josenilda Ribeiro, tem dado continuidade ao trabalho de capacitação nas cidades do interior do Estado, por meio de uma cooperação técnica existente entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás e o Ministério Público Estadual (MPGO) para o combate à corrupção. No dia 19 de outubro as cidades de Cavalcante e Teresina de Goiás receberam a visita para capacitação acerca da Prestação de Contas do FUNDEB. Dia 22 de outubro foi a vez das cidades de Águas Lindas e Novo Gama receberem a visita para tratar da Prestação de Contas na área da Saúde.

De acordo com Josenilda, houve um bom aproveitamento nos dois cursos ministrados em Teresina de Goiás e Cavalcante, onde a prática foi intensamente aplicada. “Analisamos os balancetes e as prestações de contas, demos uma orientação com respeito à documentação que o grupo responsável precisa solicitar, tendo sido de bastante proveito. Todos saíram motivados para fazer o trabalho. Em Teresina de Goiás o grupo saiu bem motivado com relação ao Portal da Transparência, no sentido de se adequar e manter consultorias contábeis para orientação”.

Em Cavalcante, Josenilda afirmou que houve maiores dificuldades. “Não foram encontradas todas as informações necessárias no Portal da Transparência, sem a entrega de alguns relatórios, as verbas do transporte escolar e da alimentação escolar estavam suspensas há um bom tempo. Além disso, o Conselho estava irregular desde a sua origem, e com o Conselho estando irregular não era possível emitir pareceres, aprovar contas e suspender recursos, mas agora eles estão regularizando essa situação e fazendo as mudanças necessárias, tanto é que os recursos, tanto do transporte quanto da alimentação escolar, voltaram a ser recebidos”, relata.

Josenilda ainda orientou os presentes sobre como fazer a busca no Portal da Transparência. “Entrei com eles nos Portais para os conselheiros não ficarem dependendo exclusivamente da Prefeitura, mas que eles possam buscar essas informações em outros Portais, como o Portal do TCM e o Portal da própria da prefeitura”, declara.

Águas Lindas e Novo Gama também tiveram uma boa produtividade, segundo Josenilda. “Fiz duas capacitações nessas cidades. Foi bastante proveitosa a capacitação ministrada aos Conselheiros Municipais de Saúde e aos Grupos de Trabalhos. Foi apresentado um relatório em desfavor do Consórcio Saneago Caesb, que fornece água para o município de Águas Lindas. Eles entraram com uma liminar de suspensão imediata dos pagamentos de água residencial e comercial até que seja implantada a Estação Especial de Tratamento de Água do referido município. Abrimos espaço na ocasião para tratarmos esse assunto” afirmou a conselheira, que também relatou detalhes do trabalho em Novo Gama. “Em Novo Gama não foi entregue nenhum relatório até o momento do ano de 2015, ocorrendo a suspensão do recurso. Temos que orientar os conselheiros para eles pressionarem a prefeitura no sentido de alimentar o Portal da Transparência”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise