Nesta terça-feira, dia 12 de abril, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás registrou mais um marco em sua nova história: A nova diretoria, comandada pelo presidente Edson Bento dos Santos, completou 100 dias de gestão. A equipe, integrada ainda pelos vice-presidentes de Administração, Rangel Francisco, de Controle Interno, Djalma Arantes, de Fiscalização, Elias Costa, de Registro, Einstein Paniago, e de Desenvolvimento Profissional, Weberth Fernandes, trabalha para levar a cada dia uma realidade mais satisfatória na profissão contábil goiana. “Nessa esfera de dedicação está incluída a busca pela realização de mais cursos, palestras e eventos, bem como a transformação de vidas por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis, destinados às famílias carentes do Estado, resultado de um número considerável de participantes e parcerias executadas entre o CRCGO e demais entidades e empresas desde o primeiro dia de mandato neste atual biênio”, enumerou o presidente.

À frente do CRCGO desde o dia 4 de janeiro de 2016, Edson faz um retrospecto dos 100 dias decorridos, ao considerar a participação de cada membro do Conselho para atendimento ao contabilista. “Esta é uma gestão pensada e trabalhada a muitas mãos. As atividades desempenhadas por mim, enquanto presidente, e as que são confiadas a cada vice-presidente, conselheiro, delegado e colaborador no CRCGO têm sido criteriosamente executadas com o fim de ir ao encontro da verdadeira necessidade do profissional contábil. O contabilista de hoje precisa de atenção, esclarecimento, incentivo ao crescimento e o devido gesto de valorização. Através das ações realizadas entre o Conselho e os atuais parceiros, essa meta vem sendo alcançada, e a conquista, sem dúvida, é dedicada ao colega profissional”, declara.

Durante esse período, foram realizados 47 eventos em Goiás, entre cursos, palestras, tira-dúvidas e workshops, com a participação de 2.169 pessoas, sendo profissionais da contabilidade, estudantes e professores, e arrecadados exatos 8.718,5 quilos de alimentos não perecíveis, doados às 35 entidades religiosas e instituições que cuidam de pessoas carentes de Goiânia e demais municípios, tais como Anápolis, Uruaçu, Porangatu, Catalão, Rio Verde, Águas Lindas, Mineiros, Iporá, Jaraguá, dentre outras.

Um dos exemplos deste ato social está no depoimento do representante da Associação Beneficente Estrela do Oriente, Jesiel de Oliveira. Segundo ele, os alimentos não perecíveis arrecadados são recebidos em momento oportuno pelas famílias carentes amparadas pela Associação, que está localizada em Goiânia. “Nós percebemos que existem muitas famílias carentes, e com o advento da crise econômica, houve um crescimento de pessoas passando alguma necessidade básica. Nós buscamos atender as famílias que estão cadastradas, doamos os alimentos e ao mesmo tempo as incentivamos a se reerguerem, indo em busca de novas oportunidades de emprego e renda, para que assim possamos atender outras famílias necessitadas. Essa parceria com o CRCGO é muito importante, pelo fato de um dos principais alimentos que uma família precisa, que é o arroz, ser adquirido graças ao trabalho desempenhado pelo Conselho, além de outros itens que também recebemos com as doações provenientes dos eventos”, afirmou.

Os bons resultados da arrecadação de alimentos são provenientes da quantidade de cursos realizados em Goiânia e no interior. O número de participantes nas palestras e capacitações vêm se tornando um fator positivo para a contabilidade em Goiás, como informa a conselheira do CRCGO, Maria Luzia da Silveira Rodrigues. “A nova gestão se abriu para o contabilista e estudante, de forma que esta abertura tem ocorrido por meio de um trabalho compartilhado não só em Goiânia, mas também em todas as demais regiões. Para o evento da Mulher Contabilista, que tem data para junho, já deleguei responsabilidades para as delegadas regionais nos municípios goianos, justamente para continuarmos tendo essa presença maciça de participantes”, apontou.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Weberth Fernandes, reforçou que o número de cursos realizados tende a aumentar, com conteúdo cada vez mais intensificado para o profissional contábil. “Durante esses quatro meses os cursos foram aumentando para atendimento à demanda. Um dos exemplos foi a palestra sobre Diferencial de Alíquota e também o Tira-dúvidas sobre IRPF, este que vai até o último dia de entrega da declaração do Imposto de Renda, 29 de abril”, afirmou. Segundo ele, a partir de maio, o CRCGO vai iniciar uma nova série de cursos que serão voltados para a prestação de contas eleitorais, e terá como parceiros entidades como o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), onde será criado um termo de cooperação técnica para abordagem dos aspectos jurídicos e contábeis no processo da prestação. Tudo isso ocorre devido às mudanças decorrentes da minirreforma eleitoral, que dinamizou e antecipou o início da campanha para as mídias sociais. A campanha no rádio e TV permanece sendo a partir de agosto. “Também contaremos com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade, através do vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra. Pretendemos orientar os partidos políticos a participarem dos eventos de orientação a respeito da prestação de contas eleitorais nesse período”, explicou.

Para a realização dos cursos voltados ao processo de prestação, os representantes da OAB-GO, Danúbio Cardoso e Janúncio Dantas concederão o devido apoio para o desenvolvimento da parceria entre as duas entidades de classe.

Paralelo a essas ações, o CRC na Mídia também executou um trabalho de divulgação da profissão contábil através das atividades exercidas pela atual diretoria. Em 100 dias de gestão, canais da imprensa televisiva, impressa, rádio jornalística e digital fizeram entrevistas com representantes do CRCGO sobre assuntos de interesse do contabilista e da sociedade como um todo. Na pauta, informações contábeis tais como as orientações para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, e-Financeira, prazo para entrega da RAIS, ajuda da Contabilidade no Simples Nacional, o ritmo do Brasil rumo à transparência dos dados públicos e antecipação do Imposto de Renda foram abordadas em emissoras, sites e jornais. O presidente e os conselheiros do CRCGO também orientaram os leitores, ouvintes e telespectadores com dicas para o sucesso no estágio profissional, a possibilidade de o MEI ser impedido de receber seguro-desemprego, além de ter dado destaque merecido na mídia para a importância da mulher na Contabilidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *