O novo sistema para emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), utilizada para comprovar informações sobre percepção de rendimentos em favor de Pessoas Físicas, exigida para abertura de conta bancária, financiamento e obtenção de crédito, entrou em vigou no último dia 16 de maio.  Os contadores precisam estar atentos com relação às alterações nas regras para emissão feitas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em novembro do ano passado.

Além do aumento no número de documentos para comprovar renda é preciso fazer upload da documentação na hora de emitir. “Para compreender melhor o interessante é o contabilista verificar o manual que está disponibilizado no site do CRCGO com o passo a passo”, afirma Louis de Oliveira e Silva, coordenador do departamento de Ética, Disciplina e Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO). O manual, elaborado pelo CFC, é uma ferramenta importante que explica todos os passos necessários para a emissão da Decore.

Para emitir a Decore, basta o contador acessar o portal do CRCGO na internet e seguir o link do novo sistema que está disponível na aba Fiscalização. Agora, o login é permitido apenas com a inserção do CPF do profissional. Após a confirmação dos dados cadastrais uma senha provisória será encaminhada ao e-mail do profissional. “É preciso estar com esses dados atualizados junto ao Conselho para conseguir acessar o novo sistema”, ressalta Rosemar Henrique, fiscal do CRCGO.  Todavia, a senha dos demais serviços on-line ficará mantida.

De acordo com o CFC, as alterações irão trazer mais confiabilidade aos documentos, que terão certificado digital, assim como facilitar a apresentação das comprovações.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro