Como parte da parceria junto ao Ministério Público do Estado de Goiás, a conselheira do CRC-GO, Josenilda Ribeiro, esteve em Orizona no último dia 18 de junho para levar capacitação sobre prestação de contas da contabilidade pública para integrantes do Grupo de Controle Social de Orizona e membros do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Esta foi a segunda parte do treinamento, que anteriormente aconteceu em maio.

Além de analisar as contas do Fundo, referentes a 2014 e início de 2015, Josenilda aponta que também foi feito um cruzamento de dados do Portal da Transparência dos governos federal, estadual e municipal para verificar como estavam os repasses de recursos. “Fizemos alguns apontamentos importantes e recomendações para que acompanhem as prestações de contas e aprovações dos recursos, diante da dificuldade que observamos que os conselheiros têm em ter acesso aos documentos em tempo hábil”, afirma.

Em agosto, os membros do Fundeb passarão por um novo processo eleitoral e a contadora, junto aos integrantes do MP-GO, aproveitaram a oportunidade para orientar com diretrizes e ressaltar a participação de todos.

Ela ainda ressalta que no dia 24 de junho a Câmara Municipal de Orizona apresenta a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) referente à 2016 e por isso recomendou aos membros como devem proceder para acompanhar a aprovação, já que se trata de uma peça importante por se tratar da aplicação do orçamento e gastos durante o ano.

Fora isso, ela adianta que foram detectadas algumas irregularidades na folha de pagamento. O MP-GO irá apurar.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves