As empresas brasileiras de segmentos como indústria e atacado, enxergam vantagens ao adquirir a certificação digital, já que possível ter mais segurança, eliminação de obrigações redundantes e agilidade em diversos procedimentos, com clientes e fornecedores. A assinatura eletrônica é um claro exemplo disso, uma vez que é exigida para todos os negócios que emitem nota fiscal eletrônica (NF-e), ou seja, está a cada dia mais próxima da sociedade.
De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil), além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, a certificação garante a validade jurídica aos atos praticados com o seu uso e permite que aplicações como comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas de governo eletrônico, entre outras, sejam realizadas. São operações feitas virtuais que demandam identificação clara da pessoa que está realizando pela internet.
Os certificados contêm os dados de seu titular, conforme especificado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora. Entre as entidades certificadores está a Fenacon CD que está apta a credenciar Autoridades de Registro (AR) e emitir o Certificado Digital para pessoas físicas e jurídicas. Na condição de Autoridade Certificadora, valida a identidade eletrônica e os sindicatos regionais se responsabilizam por sua distribuição, e está empenhada em fazer com que benefícios deixem de ser uma discussão tecnológica e estejam cada vez mais alcance do cidadão brasileiro.
Fonte: Fenacon, com informações PEGN e ICP-Brasil