Com o objetivo de celebrar o Dia Nacional do Voluntário, comemorado no dia 28 de agosto, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) sediou o evento da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) para o Dia do Voluntariado. O Centro Goiano de Voluntários (CGV), unidade da OVG, promoveu o evento para conscientizar as instituições sobre a importância de se investir em programas desta natureza.
Na ocasião, o CRC-GO foi representado pelo Coordenador Regional do Programa Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Vilmar de Faria, que proferiu uma palestra sobre a Resolução nº 1.409, de 21 de setembro de 2012, que diz respeito às demonstrações financeiras das entidades sem fins lucrativos. “A classe contábil, como qualquer outra classe, vem junto à sociedade para demonstrar as qualificações que as empresas possuem e podem ser melhoradas, por meio das apresentações das demonstrações contábeis dessas entidades. Às vezes, a própria entidade não tem condição de pagar esse profissional. O profissional contábil, por meio do PVCC, vai doar essas horas para que sejam trazidas à luz da realidade as prestações de contas e as demonstrações contábeis das entidades. Atualmente nós temos 60 contadores participantes do Programa. Não só os profissionais formados como os estudantes também podem participar do PVCC”, explica Vilmar de Faria.
De acordo com a gerente do CGV, Valéria Araújo, a capacitação de voluntários é realizada em duas etapas. “O trabalho realizado pelo Centro Goiano de Voluntários é feito em duas etapas. Primeiro nós fazemos uma palestra de capacitação com as pessoas que querem fazer uma ação voluntária. Nós esclarecemos toda a postura do voluntário perante a instituição em que ele vai trabalhar, falamos sobre a Lei do Voluntariado, e incentivamos este voluntário a exercer o seu papel de cidadão participante. A outra etapa é em relação às Organizações Sociais. Nós preparamos as Organizações, as Instituições, as Entidades Públicas para receber o voluntário, para que cative o voluntário, que ele permaneça dentro da organização social, a instituição ou entidade pública”, detalha.
Segundo dados da OVG, atualmente o CGV conta com 163 instituições parceiras. Durante o evento também foi proferida uma palestra com o tema “Preparando instituições para receber voluntários”, com a reunião de instituições já cadastradas e as não cadastradas no CGV.
“O evento é para reconhecer o trabalho do voluntário, a importância que o voluntário tem dentro da instituição. Comemorando esse dia nacional do voluntário, é uma forma de dizer: Olha, o voluntário é importante para a instituição, ele contribui para com a sociedade, é um reconhecimento”, argumenta Valéria Araújo.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO