A Contabilidade na era digital foi tema central de um ciclo de palestras realizado no último dia 22 de outubro, na Faculdade de Jussara (FAJ). O assunto foi abordado pelo presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva e o vice-presidente de Ética, Disciplina e Fiscalização do CRC-GO, Wagner Felipe Filho.

De acordo com o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, foi uma satisfação voltar a Jussara e discutir um tema que veio em tempo oportuno, já que a tecnologia no meio contábil se faz cada vez mais frequente. “Foi um prazer atender a esse pedido. Fui professor na Faculdade de Jussara por três anos”, afirma. Elione falou sobre a importância do Sistema CFC/CRC’s, a realização do Exame de Suficiência, e as diversas áreas em que o contador pode atuar. “A visita nos mostrou, mais uma vez, que devemos estar mais próximos dos bacharelandos, para que eles se sintam apoiados pelo CRC-GO. Foi um momento importante para ouvir os anseios dos estudantes e da direção do curso”, acrescenta.

Wagner Filho apresentou os trâmites da fiscalização, sendo o CRC-GO um órgão de proteção ao contabilista. De acordo com ele, o CRC-GO tem tido um bom diálogo com os profissionais, porém, ainda existe certa dificuldade em acompanhar a tecnologia, no que tange a operacionalização de arquivos e sistemas. “Entretanto, o tema torna-se gradativamente mais fácil, considerando a necessidade de modernização das empresas de contabilidade”, revela.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Jussara, Denise Gomes Barros, revela que a presença do CRC-GO na Instituição fortaleceu a proximidade do Conselho com os alunos do curso. “A vinda do CRC-GO à Faculdade de Jussara foi muito importante e proveitosa para os alunos, que já esperam uma nova visita”, afirma. Segundo ela, a contabilidade mudou muito nos últimos anos. O contabilista vive essa experiência tecnológica diariamente, sendo necessário sempre acompanhar as atualizações. “Enquanto assessores da sociedade, temos que estar à frente dessas mudanças, além de aproximar mais a classe contábil dos estudantes”, diz, ressaltando que a contabilidade é uma profissão sem fronteiras, promissora, e que está em constante desenvolvimento.

Denise aponta que Jussara possui cerca 23 mil habitantes, e atualmente conta com 13 escritórios de contabilidade. A demanda da cidade e da região é muito grande, o que sempre abre portas para novas oportunidades de trabalho. A palestra também gerou uma oportunidade para novas ações do CRC-GO no apoio à classe contábil de Jussara. O Conselho pretende levar dois cursos de capacitação ao profissional contábil à cidade, um sobre Contabilidade Rural e outro sobre orientação para uso do eSocial.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO