O Conselho Regional de Contabilidade (CRCGO) realizou, nesta terça-feira, 15, no auditório da entidade, das 9h às 12h, a palestra Bloco K: desafios e oportunidades, ministrada pelos professores Rodrigo Romanato, Mestre em Controladoria Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, e Edilson Júnior, Mestrando em Ciências Contábeis pela Fucop Business School. A abertura da palestra foi feita pelo diretor do CRCGO, Saulo Gonçalves.

O objetivo do evento foi mostrar aos participantes a importância de estarem atentos às normas do Bloco K e os desafios desta forma digital do livro de registro.  O Bloco K está inserido na Escrituração Fiscal Digital (EFD), projeto do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), e tem como foco acabar com a sonegação fiscal.

No Bloco K, as empresas equiparadas a indústrias ou atacadistas deverão apresentar uma vez por mês à Receita Federal o controle de toda a produção e estoque na versão digital. Quem deixar de colocar informações no Bloco K estará sujeito a multas e outras sanções. “O governo já tem um controle basicamente de entrada de mercadorias, de produtos e subprodutos, matérias-primas. O Bloco K vai trazer mais fiscalização e controle”, explica Rodrigo Romanato.

Rodrigo chama atenção ainda para importância de as empresas não perderem o prazo e fazerem um levantamento correto das informações de produção e estoque. “É necessário que as empresas estejam ligadas ao prazo de entrega do Bloco K e se que adaptem o mais rápido possível. Esse sistema permite uma fiscalização mais eficaz e os empresários devem se organizar para não ficarem em desacordo com a Receita e sofrer multas”, afirma.

De acordo com o professor Rodrigo Romanato, as empresas levarão um tempo para adequar-se ao Bloco K e também irão gastar mais com o software que será utilizado para lançar os dados do controle de produção e estoque.  Na palestra, os professores apresentaram tudo o que o Bloco irá abranger e o detalhamento técnico.

A busca de mais conhecimento e familiarização com o Bloco K é o desafio para os empresários e contadores. É o que revela a contadora Ismailde Almeida: “Para quem ainda não tinha acesso a essas informações sobre o Bloco K, a palestra foi muito importante. O Fisco vai ficar em cima e é necessário muito conhecimento sobre o assunto”, avalia.

Mesmo trabalhando com a contabilidade pública, Ismailde percebeu que o tema da palestra vem em um momento ímpar para os empresários e a classe contábil. “Eu ainda não tinha conhecimento sobre esse assunto e agora e a palestra contribuiu muito para eu ter e buscar mais informações”, conclui Ismailde.

O prazo para entrega do Bloco K é 1º de janeiro de 2016 para os estabelecimentos industriais com faturamento anual igual ou superior a R$ 300.000.000,00; 1º de janeiro de 2017 para estabelecimentos industriais com faturamento anual igual ou superior a 78.000.000,00; 1º de janeiro de 2018 para os demais estabelecimentos industriais e atacadistas.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro