O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou, nesta quinta-feira, 14, a palestra O contador na vida executiva, das 9h às 10h30, no auditório da entidade, ministrada pela professora Anete Castro, formada em Ciências Contábeis, com curso de extensão pela University of Chicago Booth School Business. Edson Bento dos Santos, presidente do CRCGO, fez a abertura da palestra que teve como objetivo trazer para o contador novidades sobre como se preparar par ser o diferencial no mercado e mostrar as diversas áreas em que ele pode atuar.

Anete Castro contou aos participantes sua experiência até chegar na vida executiva e afirmou que os contadores ainda não estão ocupando todas as áreas nas quais poderiam exercer funções. “Cada etapa que passei até virar uma executiva foi importante para o meu crescimento e na palestra tentei passar aos presentes a minha visão com relação a todo este processo. Em todas as empresas em que exerci um cargo executivo no mundo inteiro, eu era a única da área contábil. O contador precisa se dar conta que ele é uma pessoa muito importante, principalmente por que tem informações da empresa que dependem dele”, revela Anete.

Como a retração da economia não é apenas um problema exclusivamente brasileiro, e sim mundial, Anete aponta que, para os contadores, o ideal é enfrentar o mercado no século XXI e seus desafios. “O mercado oferece muitas oportunidades e o profissional contábil deve agregar valor ao seu negócio”, afirma a palestrante.

As metas dentro de uma empresa precisam ser traçadas, mas para alcançá-las não basta apenas acreditar. É necessário muito jogo de cintura e determinação. O empresário contábil Sérgio Douglas Vilela assistiu a palestra e ressalta o que apreendeu ao longo do evento: “o empresário precisa saber se posicionar, ter uma ideia de controle interno, mergulhar no processo organizacional, estabelecer planos para ele e se comportar de forma a saber o que quer com seu negócio”, destaca. “Ele deve levar em consideração, claro, os conhecimentos na área da contabilidade. O que falta, muitas vezes, é sangue nos olhos, garra e clareza de onde se quer chegar. É importante perceber as evidências de tudo o que está acontecendo em sua volta”, completa Sérgio.

A palestra O contador na vida executiva contou com a presença de 46 participantes e a entrada foi mediante 1 quilo de alimentos não perecíveis que serão destinados ao Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do CRCGO.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro