Oficializando a parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC-RJ) e a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), o CRC-GO sediou no dia 25 de novembro a palestra sobre Educação Financeira, cujo tema foi Dicas inteligentes sobre o uso do 13º salário, tendo como palestrante o coordenador estadual do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Vilmar de Faria.

A palestra, que foi concedida a duas turmas, cada uma com cerca de 200 participantes, entre eles estudantes de Ciências Contábeis, Direito, Administração, Economia e Arquitetura, mostrou as principais orientações para se montar a base do planejamento econômico.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, destacou a importância de se envolver os futuros contadores na prática de orientar a comunidade sobre como fazer um orçamento seguro. “Este é um projeto, dentro do PVCC, que tem o objetivo de levar informações sobre Orçamento Familiar às comunidades e escolas onde estes estudantes atuam. Nada mais justo respaldar esses jovens, para que, sob a supervisão de um profissional experiente, eles já possam exercer a educação financeira”, declara.

O palestrante Vilmar de Faria ressaltou que apesar do foco do evento ter sido os estudantes bolsistas, a reorganização financeira precisa ser compreendida por todo o público geral. “O trabalho de educação financeira é voltado para a sociedade em geral, sem distinção”, aponta. De acordo com ele, a base para a educação financeira é ter compreensão de qual é a renda, e quais são as despesas. “A primeira coisa é saber quanto eu ganho e quanto eu gasto. A partir daí se programar, levantar o que é supérfluo e o que é necessário, e começar a trabalhar essas necessidades, de acordo com o que for mais importante. E ao invés de simplesmente gastar, o que sobra deve ser investido, esse é o foco da educação financeira”, explica.

O projeto final da educação financeira será formalizado a partir de 2015, como informa o palestrante Vilmar de Faria. “A educação financeira começa em casa. O bolsista ou o estudante de contábeis ainda não está apto a ser um replicador dessa ideia. Ele vai ser treinado para tal. Esse é um projeto piloto, em 2015 terá uma formatação mais adequada, para que a própria faculdade, através do coordenador de Ciências Contábeis, junto com o CRC-GO, trace o programa desse voluntariado, para que esse estudante seja um multiplicador em colégios, instituições, desde que sempre seja capitaneado por um profissional já experiente”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO