O resultado de uma parceria com a Wolters Kluwer Prosoft permitiu ao Conselho Regional de Contabilidade realizar uma palestra na manhã do dia 9 de fevereiro sobre IRPF 2015: Como evitar erros e penalidades, ministrada pelo gerente de desenvolvimento tributário da empresa parceira, Danilo Lollio. O assunto também foi abordado em Anápolis, na tarde do dia 9 e em Jataí, no dia 10 de fevereiro.

A palestra visou apresentar aos profissionais da área contábil e tributária as regras gerais do IRPF 2015, destacando os recursos que podem evitar erros e reduzir os riscos de penalidades para os contribuintes.

Danilo iniciou sua apresentação apontando que mais de 937 mil contribuintes ficaram na malha fina em 2014, segundo dados da Receita Federal. O maior motivo de retenção em malha fiscal foi a omissão de rendimentos, presente em 52% das retenções, enquanto o segundo foi declaração de despesas médicas.

De acordo ele, conforme a Instrução Normativa da RFB 1545, de 3 de fevereiro de 2015, que dispõe sobre a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física referente ao exercício de 2015, ano-calendário de 2014, pela pessoa física residente no Brasil, não houve mudanças nos critérios e corpo do programa, comparado aos anos anteriores. “Porém, por mais que saibamos que não haverá novos problemas, precisamos ficar atentos aos problemas que já são comuns e evitá-los”, aconselha.

A estudante de Ciências Contábeis, Blenda Pereira Toledo, já trabalha na área contábil há alguns anos. Ela participou da palestra e afirma que apesar das poucas mudanças ocorridas de um ano para o outro, saber que os erros se repetem é uma forma de tentar sair destes problemas. “Foi uma excelente palestra e ficou claro que podemos evitar os erros, quando os conhecemos”, diz.

A palestra ainda apresentou as formas de entrega da declaração, vantagens e desvantagens e como analisar os comprovantes de rendimentos de forma que não haja interferência e erros de informação.

Em Anápolis, o evento atraiu um significativo número de profissionais e estudantes que puderam atualizar seus conhecimentos e tirar dúvidas com o palestrante. Além de oferecer oportunidade de atualização, o CRC-GO promoveu a arrecadação de alimentos entre os participantes. O material doado foi entregue à Casa de Recuperação Logos, situada em Anápolis e que se dedica à recuperação de toxicômanos.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves, com informações de Hélia Maria (Delegacia Regional do CRC-GO de Anápolis)