O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) realizou na última quarta-feira, 22, das 9h às 11h, a palestra Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, no auditório da entidade, ministrada por Antonio Godoi, Coordenador de Documentários Fiscais da Gerência de Informações Econômico-Fiscais da Secretaria da Fazenda de Goiás (Sefaz-GO). O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional e Controle Interno, Weberth Fernandes e Djalma Silva, o conselheiro Júlio César Carlos, marcaram presença no evento, assim como o ex-conselheiro Marciel Augusto, delegados e representantes do CRCGO nos municípios goianos.

O objetivo da palestra foi mostrar como funciona o novo modelo de documento fiscal, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e). Lançada oficialmente no Estado dia 14 de junho, a NFC-e substitui a documentação fiscal do varejo, como a nota fiscal de papel e o emissor de cupom fiscal. Godoi explicou sobre a obrigatoriedade de uso da NFC-e em Goiás e fez uma apresentação das modalidades contingentes e da forma como o contribuinte pode se credenciar para utilizar o documento.

Ele destacou a importância do profissional da contabilidade nesse momento de alterações. “O contador é o contato do contribuinte na Sefaz, com as normas contábeis, técnicas, em geral. Ele precisa estar ciente dessas mudanças até para orientar o contribuinte a efetuar essas alterações de maneira tranquila para que não seja emitido um documento fiscal com erro, o que pode causar problemas para a empresa. É importante estar atento aos prazos de cancelamento e demais normas da NFC-e”, afirmou o palestrante.

Com a nova tecnologia, não só o Fisco tem seu trabalho facilitado, principalmente com relação a sonegação de impostos, mas também o contribuinte que estará livre de parte da burocracia. Godoi ressaltou os impactos na NFC-e e acredita em um resultado positivo para o contribuinte para os contabilistas. “Com a NFC-e as obrigações acessórias diminuem, assim como os custos com a emissão de documentos fiscais da empresa, além da desburocratização. O contador passa a tratar de informações digitais recebidas em tempo real conforme já faz na Nota Fiscal Eletrônica, modelo 55, e também para o Fisco que passa a ter um controle em tempo real das informações”, explicou.

O contador Assis Rodrigo assistiu a palestra e conta qual a impressão que teve do evento. “Com todas as mudanças que sempre ocorrem é necessário corrermos atrás de conhecimento. O palestrante além de ter muito conteúdo, soube pontuar todos os detalhes da NFC-e”, afirma. “Daqui pra frente vamos interagir mais com os clientes por causa desta nova nota e a palestra deixou claro como isso ocorrerá”, completa o contador Willian Pedro Marques.

A estudante de Ciências Contábeis, Cleidiane Oliveira da Silva revela que a participação de acadêmicos em palestras como esta sobre NFC-e contribui para entender como funciona o mercado. “Temos contato com vários profissionais além de aprendermos muito”, afirma.

Cerca de 140 pessoas participaram da palestra e a entrada foi mediante doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis.

O CRCGO informa que realizou uma parceria com a Sefaz e pretende levar a palestra também para as cidades do interior. Em breve será divulgada a agenda.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro