Atendendo à parceria com o Ministério Público Estadual (MP-GO), uma equipe de profissionais do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) – formada pela conselheira Josenilda Ribeiro, o diretor Saulo Gonçalves, o coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Vilmar de Faria, os coordenadores do Comitê Terceiro Setor, Carlos Fernandes e da Comissão Relações Públicas e Institucional, Gislane Genuíno – esteve no último dia 19 de maio em Orizona para oferecer capacitação sobre prestação de contas da contabilidade pública para integrantes do Grupo de Controle Social de Orizona e membros do Conselho Municipal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Na ocasião, também estava presente o promotor de Justiça em Orizona, Paulo Penna Prado.

A coordenadora da Comissão de Relações Públicas e Institucionais, Gislane Genuíno, afirmou que o ponto central do encontro foi sobre a elaboração de uma ferramenta didática que permitirá com que os conselheiros do FUNDEB analisem a prestação de contas públicas com maior entendimento. “Até então os demonstrativos eram muito técnicos, mas com a elaboração do relatório mediante a parceria entre MP-GO e CRC-GO, todos os termos poderão ser esclarecidos”, assegura.

De acordo com Josenilda Ribeiro, que também é membro do PVCC, durante a palestra foi feito um breve trabalho preventivo em relação a participação do controle social na discussão do plano municipal de educação de Orizona. Segundo ela, apesar da cidade já estar com o plano concluído, algumas metas não foram contempladas. “Neste sentido, os gestores presentes deverão ir à Câmara para discutir o plano”, diz, ressaltando que foi possível atender o objetivo proposto: motivar, esclarecer, levar informação e orientação para os integrantes e membros trabalharem o plano de educação.

Uma nova reunião de capacitação foi marcada para se realizar em Orizona, com o objetivo de alinhar outras informações relevantes. Os próximos eventos de capacitação também devem ocorrer nos municípios de Santo Antônio do Descoberto e Paraúna.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO