A importância de um adequado desenvolvimento da comunidade e da profissão fez com que o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás formalizasse mais uma parceria com a PUC-GO. O CRCGO permaneceu durante os três dias de evento – 20 a 22 de agosto – na Jornada da Cidadania, organizada pela PUC Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, e pela Arquidiocese de Goiânia. O Conselho prestou serviços na área da perícia contábil de forma gratuita. Membros do Comitê de Estudos Relacionados à Perícia Contábil de Goiás e da Associação dos Peritos Contadores de Goiás (ASPECON) esclareceram dúvidas de cidadãos que compareceram ao local.

A Jornada da Cidadania envolveu cerca de 50 mil pessoas no Campus II da Universidade, no Jardim Mariliza. O evento contou com mais de 800 serviços gratuitos para a população, das mais variadas áreas de conhecimento, durante o período matutino e vespertino. Paralelo à perícia contábil, os demais serviços prestados no evento estavam relacionados à comunicação, cinema, saúde, economia e gestão financeira, educação e direitos humanos, educação do idoso e preparação para entrevistas de emprego.

De acordo com o perito contábil e advogado do Núcleo de Práticas Jurídicas da PUC Goiás (NPJ), Christian Abrão de Oliveira, o projeto de perícia é um trabalho que está fazendo três anos, tendo tomado força na atual gestão do presidente Elione Cipriano. “É um trabalho que vem trazendo para os mutirões e para os centros de pacificação uma adequação daquelas pessoas que não conseguem ter acesso ao serviço pela falta da comprovação de renda, ora por ter pouca renda, ora por ter muita renda, não se adequando ao serviço da Justiça gratuita. Esse pessoal necessitado não consegue efetivamente comprovar a renda deles. Através dessa perícia é que se dá respaldo ao juiz para ter a decisão se ele está resguardado ou não pela assistência judiciária gratuita”, explica.

No dia 20, foram realizados mais de 20 atendimentos no primeiro turno, como relata Christian Abrão. “A cada hora, de duas a três famílias estão sendo atendidas. As pessoas têm o conhecimento de que a perícia contábil pode atendê-las, mas não têm a acessibilidade ao serviço, que muitas vezes demanda custos ao prestador. Este é um momento ímpar, onde vários contadores estão abrindo mão de prestar um serviço remunerado para fazer um serviço voluntário. A parte da solidariedade ainda não é tão divulgada, mas está sendo uma construção”, afirma.

Diversos profissionais da contabilidade foram voluntários durante a ação, entre eles Ana Ataídes, Eneas Gonçalves, Jorge Rocha, João Arlindo Gusmão, Derli Assis, Magnólia Nogueira, Carlos Augusto Godoi, Silvinha Pinto, Marlene Moreira, Antônio Torquato, Norma Santos, Helio Rezende, Heli Borges, Hélio Almeida, Lucas Idalino Batista, Flávia Rodrigues, Genezia Souza, Piterson Maris Siqueira, Fábio Pereira, Gilvan Vaz e Saulo Macedo.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise