O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás realizou no dia 20 de outubro a oitava edição do Curso sobre Planejamento Tributário Conceitual e Prático, com o contador Pedro Roberto Silva Pinto. Ele esclarece que inicialmente o curso trouxe aos mais de 60 participantes a importância do planejamento tributário para as empresas.

“Em seguida foi esclarecido quanto a legislação que dá sustentação ao trabalho e como o profissional deverá ser comportar, pautando sempre na ética profissional e legislação tributária e societária”, explica. Durante o curso, também foi dado enfoque a estrutura que deve ser montada nas empresas para conquistar resultados satisfatórios no trabalho e algumas formas de se praticar o planejamento tributário. “Observando diversos cenários apresentados, esclarecendo que por ser muito amplo, não tínhamos a pretensão de esgotar o assunto”, estudou-se planilhas a escolha do melhor regime de tributação, a segregação de atividades e os critérios que devem ser observados no planejamento tributário: material, espacial, quantitativo e temporal. Todos os participantes receberam uma apostila e receberão via e-mail os slides e as planilhas utilizadas no curso.

Entre os participantes, estavam diversos professores universitários da área contábil, advogados tributaristas, contabilistas, auditores independentes de big fours, dentre outros profissionais.

De acordo com Pedro Roberto, o planejamento tributário, ou Elisão Fiscal, é importante porque otimiza a carga tributária das empresas, viabilizando seus negócios, de forma que não correm o risco de serem autuadas pela fiscalização, que mesmo sendo questionadas poderão se defender, justificando cada ponto, desde que tenha sido praticado dentro das normas legais vigentes. “Ficou claro que trata-se de um ganho adicional para as empresas que estruturarem seus negócios no sentido de obterem melhores resultados em sua atividade, sendo o planejamento tributário uma consequência dessa mudança, e não o objetivo principal”, assegura.

Segundo ele, os profissionais de contabilidade foram bastante participativos, buscam incansavelmente o conhecimento e estão cada vez mais sendo valorizados, porque detém a informação. “Estão se atualizando constantemente, a exemplo do curso de Planejamento Tributário, cuja participação foi muito expressiva, esgotando as todas vagas, assim demonstrando a vontade de crescer na profissão. Nesse sentido o CRCGO tem apoiado toda a classe, oferecendo cursos, palestras, seminários e fóruns de qualidade, com renomados profissionais da área, contribuindo para o crescimento do profissional e a valorização da classe contábil, em um esforço grandioso, porque estamos passando por momentos críticos em nossa economia e mesmo assim conquistando resultados surpreendentes e necessários ao crescimento do profissional do contabilista”, finaliza.

A profissional da contabilidade, Flávia Melo Freitas, afirmou que o curso gerou uma interação entre o professor e demais participantes, com novas informações que agregaram ao conhecimento. “Um dos pontos que chamou a atenção foi sobre a nova carga tributária que virá em 2016, com redução de alguns benefícios fiscais, como por exemplo a alteração da alíquota para Juros de Capital Próprio, ocasião em que ele demonstrou detalhes do planejamento, onde na rotina de uma empresa poderia passar desapercebida a chance de realizar ali uma nova reestruturação, e com isso ter uma economia em todos os aspectos fiscais de uma empresa”, declara.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves