Durante a XIII Semana Contábil da UniAnhanguera, que durou entre os dias 26 e 28 de maio, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Marciel Augusto Lima, ministrou no dia 27 de maio uma palestra sobre “Planejamento Tributário nas Empresas: Questão de ser chique ou plena necessidade”. O tema do evento foi Contabilidade: Uma Nova Geração de Valores. Ao despertar os alunos do curso de Ciências Contábeis sobre a importância do planejamento tributário para gestão de empresas, Marciel Augusto afirmou que o cenário atual apresenta um planejamento tributário complexo e absolutamente necessário. “Buscamos despertar os alunos sobre a importância do planejamento tributário para gestão das empresas. O Planejamento tributário no cenário atual de elevada e complexa carga tributária vigente no Brasil é imprescindível para a sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais competitivo”, explica.

A falta do conhecimento em legislação tributária faz com que empresários e profissionais da contabilidade encontrem cada vez mais dificuldades no trato com esta ferramenta, como informa o vice-presidente Marciel Augusto. “O empresário enfrenta dificuldades para pagar os tributos, muitas vezes procura caminhos não adequados e acaba praticando a evasão fiscal para redução de tributos. Esse procedimento, por não ser lícito, redundará em autuações por parte do fisco. Os profissionais da contabilidade precisam se inteirar mais sobre o conhecimento da legislação tributária para que possam oferecer aos empresários mecanismos lícitos de redução da carga tributária”, alerta.

A XIII Semana Contábil contou com a palestra “Contabilizando o Futuro: O que queremos? Quem seremos? ”, ministrada por Henrique Ricardo, “Planejamento Tributário nas empresas: Questão de ser chique ou plena necessidade”, com Marciel Augusto Lima, e “Saia da Multidão: Como construir a sua raridade profissional”, com José Rafael de Medeiros Filho, finalizando o evento, no dia 28 de maio.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise