Durante a realização da IX Semana Universitária “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social” da Instituição de ensino superior UNIFIMES, em Mineiros, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, e o conselheiro Adilso Oliveira Silva proferiram palestras, respectivamente nos dias 13 e 10 de outubro, com o intuito de orientar os estudantes do curso de Ciências Contábeis sobre os desafios atuais da profissão, em conjunto com o mercado de trabalho.

Com o tema “Perspectivas da Profissão Contábil”, o conselheiro do CRC-GO, Adilso Oliveira, proferiu uma palestra para mais de 50 pessoas, ressaltando aos presentes o valor da profissão contábil, com a necessidade de se voltar para uma contabilidade de gestão. “A contabilidade está vivendo um momento maravilhoso, cheio de oportunidades e mudanças. O profissional precisa mudar seu foco para uma contabilidade mais voltada para a gestão, esquecendo aquela contabilidade do passado voltada para o recolhimento de tributos, e estar atento à importância da educação continuada para esse novo cenário”, explica.

De acordo com o conselheiro do CRC-GO, a orientação também visou mostrar a função do contador na sociedade e no mercado de trabalho, além das oportunidades que a profissão oferece em todos os segmentos da sociedade. Durante o evento, o CRC-GO tirou dúvidas da classe e disponibilizou materiais que tornam o curso de ciências contábeis mais atrativo aos visitantes. “O CRC-GO tem feito muito esforço para atender a classe contábil de Mineiros. A delegacia do CRC-GO, na pessoa da delegada Lúcia Figueira, vem mostrando cada vez mais o Conselho para os contadores, de forma que sempre que somos solicitados, estamos prontos para atendê-la”, aponta.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, concedeu uma palestra com o tema “A Contabilidade como Instrumento de Desenvolvimento Social”. Segundo Elione, o CRC-GO permanece dando continuidade a uma aproximação junto às instituições de ensino superior. “O CRC-GO não mede esforços para estar próximo aos alunos e profissionais de contabilidade, por isso não vê a distância como um obstáculo”, aponta acrescentando: “Ao termos um momento com os alunos de ciências contábeis da UNIFIMES, percebemos que muitos já são técnicos em contabilidade, o que nos deixa lisonjeados, pois eles já têm buscado essa formação. A palestra foi boa para o tema da Contabilidade como Instrumento de Desenvolvimento Social, com ênfase no momento atual do contabilista, na observância às Normas Brasileiras de Contabilidade, e ênfase maior às Normas Internacionais, emanadas dos CPC’s e IFRS”.

A semana universitária da UNIFIMES foi um evento de grande importância especialmente para os estudantes de ensino médio que estão terminando o 3º ano e têm buscado uma opção de curso superior. A estratégia ao montar uma amostra das profissões veio para ajudar os futuros universitários a fazerem a escolha ideal de suas profissões, ao conhecerem o mercado de trabalho e as exigências curriculares.

O CRC-GO demonstrou a Contabilidade como uma área de atuação regulamentada, respaldada pela ajuda de um Conselho atuante, que tem o objetivo de dar suporte aos profissionais, oferendo treinamento, amparo à legislação e fiscalização.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO