Abordando detalhes do Simples Nacional, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, concedeu entrevista no dia 19 de junho à Rádio Brasil Central, com esclarecimentos a respeito da revisão da nova tabela do Supersimples. A proposta prevê a redução de faixas de tributação de 20 para 7, com mudança gradativa, para que o empresário não perca o benefício.

De acordo com o presidente do CRC-GO, a revisão da tabela do Supersimples já estava prevista. “O Supersimples é sair da informalidade. Já existia a previsão legal para a revisão da tabela. Além da redução das faixas de tributação, também haverá um novo benefício para os que se enquadram como Microempreendedor Individual (MEI)”, explica o presidente, ao apontar a alteração do limite de faturamento anual. “Quem tem faturamento de até R$ 60 mil ao ano terá o limite acrescido para R$ 120 mil. A empresa de pequeno porte tem um faturamento limite anual de R$ 360 mil. A revisão da tabela vai levar esse limite para R$ 900 mil. Assim não se perde o incentivo à medida em que o empresário cresce”, explica.

Outra proposta da revisão da tabela diz respeito à redução da contribuição da Seguridade Social devido pelo microempreendedor, como informa Elione Cipriano. “Nós temos hoje um patamar de contribuição de R$ 45,65. Esse valor será reduzido para R$ 36,20. O valor desse tributo será fixado em R$ 79,64 para quem fatura entre R$ 60 mil e R$ 120 mil anualmente. Quando a empresa tem condições de crescer com segurança, obviamente ela vai conseguir se adequar no mercado”.

Outra novidade diz respeito ao pagamento da diferença do valor caso o microempresário fature mais de R$ 60 mil. “Para o microempresário que até então faturava R$ 60 mil, e que agora fatura R$ 61 mil anuais, ele apenas pagará o diferencial de R$ 1 mil na nova tabela, e o valor de R$ 60 mil continua na tabela anterior. A ideia do Supersimples é de que as empresas formalizem ainda mais seus procedimentos”, finaliza o presidente o CRC-GO.

Ouça a entrevista:

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise