O presidente do CRCGO, Edson Bento dos Santos, concedeu uma entrevista no dia 1º de fevereiro para a Rádio Mais FM, da cidade de Itapuranga, sobre a e-Financeira, que é uma nova obrigação acessória que vem para controlar a movimentação financeira do contribuinte brasileiro a partir de maio de 2016. A e-Financeira foi instituída pela Receita Federal do Brasil por meio da Instrução Normativa nº 1.571/2015, buscando especialmente coibir a sonegação.

De acordo com o presidente Edson Bento, todas as instituições financeiras deverão prestar contas das movimentações financeiras de seus clientes à Receita Federal, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas. “Bancos, corretoras, seguradoras, e todas as instituições que trabalham com financeiras serão obrigadas a apresentar a declaração. É uma forma de SPED para movimentações tanto para pessoa física como para jurídica. O que a Receita quer é acabar com toda a informalidade. É mais um controle quanto à movimentação financeira. Incentivamos o contribuinte para que não deixe de informar nenhum documento. Toda movimentação deve ser no mínimo acompanhada pelo profissional da contabilidade, que dará o suporte necessário. O cumprimento da legislação é fundamental para o combate à sonegação”, declarou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO