O presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Elione Cipriano da Silva, participou de uma mesa redonda na Semana Científica da Faculdade Fibra em Anápolis, nesta quarta-feira, 4, às 19h.  Também prestigiou o evento o conselheiro do CRCGO, Alessandro Polonial.

Mediada pela administradora Kellen Salomão Cavalcante, a mesa redonda reuniu ainda Fabiane Fries, diretora administrativa e financeira da Fibra, e Fernando Nunes Pereira, presidente do IEL/Anápolis. Com o tema Empreendedorismo em Tempos de Crise: Desafios e Responsabilidades, a conversa durou cerca de uma hora e meia e deu várias dicas aos acadêmicos que estavam presentes.

A dificuldade em encontrar emprego com carteira assinada fez muitas pessoas começarem a investir em um empreendimento. E algumas medidas devem ser tomadas. Na mesa redonda, a crise de 2015 foi o destaque da conversa devido à necessidade de orientar quem pensa em abrir um negócio agora. Planejamento é imprescindível nesse momento de instabilidade econômica e também analisar principalmente o ciclo operacional da empresa com relação ao capital de giro.

“É necessário salientar a importância do empreendedor, do empresário em geral. Ele deve ter um controle do fluxo de caixa, conhecer os custos operacionais da empresa para que possa incentivar ou não uma linha de produto ou de serviço”, sugere o presidente do CRC, Elione Cipriano. Ele afirma que vários cuidados não podem passar despercebidos pelo empreendedor. “É preciso desvencilhar as contas da empresa, pessoa jurídica, das contas do empreendedor, pessoa física. Isso se chama Principio da Entidade”, aconselha. “Muita das vezes quando a empresa está em um momento bom e o proprietário retira dinheiro do caixa para investimento pessoal, isso gera um problema. É preciso ter controle”, sugere Elione.

De acordo com Kellen Salomão, esse é um bom momento para discutir sobre empreendedorismo. “São temas e situações atuais bastante proeminentes para a sociedade”, afirma. Ela conta ainda que os estudantes que assistiram a mesa redonda conseguiram absorver mais sobre o assunto e puderam fazer perguntas. “A conversa foi de grande importância para os acadêmicos. Eles puderam presenciar como são, de fato, a prática contábil, e os desafios do mercado brasileiro nesse estágio em que se encontra a economia”, avalia Kellen.

A coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Fibra, Maria Regina, destaca a participação do presidente Elione na mesa redonda. “Ele foi muito coerente ao responder as perguntas dos alunos. E, ao falar sobre Empreendedorismo Corporativo, conseguiu sanar as dúvidas dos acadêmicos”, ressalta.  “Os estudantes de Contabilidade e Administração trabalham na perspectiva de abrir um negócio e ser um empreendedor. A mesa redonda contribuiu para expandir os horizontes desses alunos”, completa Maria Regina.

Durante a mesa redonda, Elione falou ainda sobre o trabalho do CRCGO e a importância de um contabilista para no apoio ao empreendedor. “O CRC tem investido no treinamento e atualização do profissional contábil para que ele possa dar suporte àquelas pessoas que estão começando um empreendimento”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro