Na manhã desta terça-feira (18/10), a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, esteve presente em Niquelândia para apresentar a proposta do Posto de Atendimento Virtual (PAV). A reunião foi com representantes da prefeitura de Niquelândia e, juntamente com a presidente, estiveram os representantes da Receita Federal em Anápolis, Sebastião Braz e Álvaro.

O PAV consiste em um espaço estruturado por ente parceiro para prestação de serviços da Receita Federal através da recepção e digitalização de documentos, por servidores do ente parceiro, e envio, por processo digital, para operacionalização por servidores da receita.

O projeto tem objetivos para os âmbitos do cidadão, do município e da Receita Federal. Da perspectiva do cidadão, as expectativas são que o posto promova a inclusão da população menos favorecida, sem acesso aos serviços disponibilizados no sítio da RFB, e com dificuldades de deslocamento, aumentando a capilaridade da Receita Federal no DF; proporcione economia de tempo e de recurso dos contribuintes que residem em localidades afastadas do Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal, evitando deslocamentos desnecessários; e proporcione atendimento célere e seguro, através da utilização de servidores do ente parceiro, devidamente capacitados e detentores de Certificado Digital.

Da perspectiva do município, a expectativa é que promova atendimento diferenciado para população, promovendo acesso a serviços da Receita Federal; e promova a Cidadania Fiscal e a simplificação do atendimento à população. Já para a Receita Federal, o objetivo é que reduza o fluxo de contribuintes no Centro de Atendimento ao Contribuinte; melhore o aproveitamento dos recursos humanos, com a estruturação adequada das Equipes de Retaguarda e das Equipes de Atendimento Presencial; e dissemine os serviços disponibilizados no sítio da RFB e no Portal e-CAC.

Além da presidente do CRCGO e os representantes da Receita Federal, estiveram presentes a secretária de Governo de Niquelândia, Nubiana de Fátima Nolasco da Silva; o procurador jurídico do município, Dr. Paulo Emílio Curado Taveira; o secretário de Controle Interno, Amail Rocha da Mota; o contador Douglas Evangelista Lima; e o fiscal de tributos e contador, Elio Morais de Souza.

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Fonte: Comunicação CRCGO – Maria Paula, estagiária de jornalismo.