Com o objetivo de discutir o processo de recuperação de créditos de PIS e COFINS nas empresas comerciais e industriais, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, em parceria com a Consulcamp e Limiro realizou durante toda a manhã da quinta-feira (15) a palestra “Recuperação de Créditos-PIS e COFINS -Principais Aspectos e Pontos de Atenção”.
O evento foi ministrado pelos contadores Rodrigo Romanato e Túlio Alves, e pelo advogado Alexandre Limiro. O conselheiro do CRCGO e diretor operacional de Fiscalização, Ética e Disciplina, Wagner Felipe Filho, fez a abertura da palestra, que também contou com a presença do conselheiro Ranier Pereira de Lima.
“Trouxemos os pontos importantes e os de melhoria que encontramos no decorrer de nossa carreira profissional”, destacou o consultor da Consulcamp, Túlio Alves.
O especialista e sócio da Consulcamp, Rodrigo Romanato, resumiu os principais aspectos do processo de recuperação de crédito, colocando todas as atenções nos riscos que os clientes e os contribuintes podem ter para tocar projetos dessa natureza. “Os riscos são em relação a mudança de entendimento do fisco sobre o enquadramento de créditos de PIS e COFINS e análise de créditos e débitos dos contribuintes”, afirmou.
A contadora Francis Geralda destacou a importância do evento para o crescimento da qualidade profissional da classe contábil. “Nós vimos hoje, pela quantidade de participantes, que muitos contadores não têm informações necessárias sobre recuperação de crédito de PIS e COFINS. É importante o CRC colocar isso a disposição dos contabilistas”, detalhou.
O objetivo da palestra foi direcionar a equipe interna do CRCGO e todos os profissionais contábeis sobre quais as metodologias e atividades que eles devem ter atenção no ato de realização do processo de recuperação de créditos.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Camila Pedroso (estagiária)