O professor Sérgio Vidal, coordenador do curso de Ciências Contábeis, do MBA em Controladoria e Tributos e MBA em Finanças do Centro Universitário UniCarioca, é quem abrirá o II Encontro Estadual de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis de Goiás, que acontecerá no próximo dia 28 de agosto, no auditório do CRCGO.

Ele irá ministrar a palestra Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que abordará “como as matrizes curriculares devem abranger os temas requeridos e como a IES deve preparar seus alunos para o mercado, Exame de Suficiência e Conceito Preliminar de Curso (CPC)”.

Segundo ele, todos os temas contidos nas disciplinas devem possuir uma parte prática, focada na utilização de um sistema contábil, exemplificando sua utilização e resultados previstos. “A parte prática tem participação efetiva da avaliação do aluno. Em um curso de Ciências Contábeis, a experiência profissional do corpo docente é imprescindível a uma visão de mercado, os professores além da titulação como mestres e doutores, devem deter experiência profissional e passar esta ao corpo discente”, avalia.

De acordo com Vidal, o projeto pedagógico deve ensejar condições para que o futuro contabilista seja capacitado a compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e financeiras, em âmbito nacional e internacional e nos diferentes modelos de organização; apresentar pleno domínio das responsabilidades funcionais envolvendo apurações, auditorias, perícias, arbitragens, noções de atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais e governamentais, com a plena utilização de inovações tecnológicas; e revelar capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.

Com base nos conteúdos programáticos utilizados nos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis, Vidal afirma que o Exame de Suficiência, aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade, destina-se a comprovar a aquisição de conhecimentos médios por parte dos bacharéis em Ciências Contábeis. “Duas vezes por ano o CFC aplica prova de suficiência junto as discentes em Ciências Contábeis. A prova que visa à obtenção de registro na categoria de contador pode ser feita por bacharéis e estudantes do último ano do curso de Ciências Contábeis”, explica.

Sérgio Vidal também vai discorrer sobre o CPC, obtido a partir de uma combinação de insumos com diferentes pesos numa escala de 0 a 5. “Todos os cursos de graduação são submetidos, a cada 3 anos, ao ciclo de avaliação do MEC, sendo que em 2012 foi o último ano de avaliação do curso de Ciências Contábeis. Ao final de 2015 ocorrerá outra avaliação e precisamos estar preparados”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves