O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), na sua função de registrar, fiscalizar, e promover a educação continuada, não tem medido esforços para levar ao profissional da contabilidade as informações mais pertinentes do ramo, com o objetivo de fortalecer a classe, que a cada ano, cresce em escala exponencial.

Uma das principais ações do CRCGO diz respeito à capacitação profissional, que está incluída no processo de valorização da educação continuada. Por meio de cursos, seminários e palestras, profissionais e estudantes do curso de Ciências Contábeis têm a oportunidade de desenvolver o conhecimento, trocar experiências, e se destacar no mercado de trabalho. Os serviços disponibilizados pela entidade só são possíveis por meio da colaboração dos colegas profissionais registrados no Conselho.

Conforme consta no Decreto-Lei nº 9.295/1946, os profissionais da contabilidade, para exercerem regularmente a profissão, devem estar registrados no Conselho e em dia com as suas atribuições, principalmente com respeito ao pagamento da anuidade, vencida em 31 de março de cada ano. O não cumprimento da legislação com respeito ao pagamento da anuidade implica em exercício ilegal ou irregular da profissão, sujeito às penalidades pertinentes ao ato. Além disso, o não pagamento da anuidade pode comprometer indiretamente o cliente pelo qual o profissional é responsável, gerando possíveis bloqueios de acesso aos sistemas de entidades públicas de âmbito federal, estadual e municipal, como Receita Federal do Brasil, Secretaria Estadual da Fazenda, Junta Comercial do Estado e Prefeituras.

Débitos em atraso podem ser negociados com o Conselho de Contabilidade. Para isso, os departamentos jurídico e financeiro se encontram à disposição dos profissionais contábeis para o perfeito diálogo e a regularização. Vale ressaltar que para permanecer em dia com a profissão, é necessário manter o registro regular no CRCGO.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise