O Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas-GO) realizou na manhã do dia 31 de julho uma reunião com representantes da classe contábil para tratar do “Projeto Contribuinte do Futuro”, o qual visa zerar a alíquota do ICMS em Goiás para empresas com faturamento de até R$ 360 mil/ano e transformar o micro e pequeno empresário, por meio de técnicas e capacitação, em médio e grande porte. O projeto é uma proposta a ser apresentada ao governo goiano semelhante ao modelo já praticado no Paraná.
De acordo com o presidente do Sindilojas, José Carlos Palma, a faixa de faturamento inicialmente proposta engloba 95% das empresas goianas, que juntas recolhem até 2% da arrecadação do ICMS do Estado. “Essas empresas geram o maior número de empregos e salários, e a adesão ao programa acarretará ganhos através da sua expansão”, justifica, apresentando uma pesquisa a qual aponta que 87% das empresas reinvestem o crescimento no próprio negócio.
Por meio de uma parceria entre empresários, representantes classistas e a Secretaria da Fazenda, além de melhorar a arrecadação do Estado, a proposta pretende promover um crescimento às empresas participantes equivalente a três anos para cada período de um ano, e, ainda, incentivar a formalização da atividade.
“A proposta é relevante e tem efeito proporcional. Na medida que aumenta a arrecadação, cresce a geração de empregos. Ações que permitem alavancar e melhorar o desenvolvimento da economia são bem-vindas. Se já temos um modelo no Paraná que vem dando certo, não vejo motivos para não apoiarmos. Também sugiro que criemos uma conta onde possam ser contabilizados os ICMS’s que deveriam ser recolhidos, para que haja um controle do montante a ser reinvestido na própria empresa, no estoque ou ativo permanente”, enfatiza o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva.
A reunião contou também com representantes do segmento contábil de outras entidades, entre elas o Sindicato dos Contabilistas no Estado de Goiás (SCESGO) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Goiás (Sescon-Goiás).
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO