O Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás – Henrique Ricardo Batista e o Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina – Wagner Felipe Filho participaram na tarde de ontem, 10 de setembro de 2012 do lançamento do Projeto Edificação Segura do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), em parceria com a Acieg (Associação Comercial Industrial e de Serviços do Estado de Goiás).

De acordo com o Comandante de Operações de Defesa Civil, Coronel Edmilson Eurípedes Lopes, o Projeto tem como objetivo desburocratizar o processo de emissão de certificação prévia de funcionamento para micro e pequenas empresas e visa atender estabelecimentos de baixo risco, com área de até 150m².

Representando o governador Marconi Perillo no evento, o secretário de Segurança Pública de Goiás, João Furtado Neto, caracterizou o Projeto Edificação Segura, como exemplo de modernidade para o País. “O Corpo de Bombeiros, ao facilitar a vida do empresário, também contribui com o desenvolvimento de Goiás”.

A expectativa é de que haja acréscimo considerável no número de edificações legalizadas. Em números, estima-se que o programa beneficie aproximadamente 70 mil empresas por ano em Goiás.

“A ideia deste projeto é separar as empresas de pequeno porte e que não lidam com inflamáveis para que essa liberação seja imediata a fim de que o empresário possa logo gerar emprego e renda. Deve-se viabilizar o processo sem deixar de lado a segurança”. explica Helenir Queiroz, Presidente da Acieg.

Segundo Henrique Ricardo Batista, Presidente do CRC-GO, o primeiro passo para desburocratização foi dado com o Vapt-Vupt Central do Empresário, inaugurado na Acieg. “Ações como esta, que agilizam os processos, auxiliam sobremaneira ao profissional da contabilidade e ao empresariado. Que o Projeto Edificação Segura sirva de modelo para os diversos órgãos por onde tramitam processos desta natureza”, diz otimista.

A partir de agora, o certificado poderá ser requerido nos postos de atendimento do Corpo de Bombeiros, unidades de Vapt Vupt e também por meio do site do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás – http://www.bombeiros.go.gov.br/, no menu – Inspeção e Análise de Projetos. http://siapi.bombeiros.go.gov.br/sisbom/siapi_web/menu/usuario_web.php

Funcionando a princípio na capital, em breve, o serviço será disponibilizado para todo o estado.