Tratar dos assuntos que envolvem a profissão contábil no Conselho Administrativo Tributário (CAT) – órgão ligado à Secretaria da Fazenda – foi um dos principais objetivos da reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira (6) no Conselho Regional de Contabilidade de Goiás e envolveu o presidente e vice-presidente Administrativo do CRCGO, Edson Bento dos Santos e Rangel Francisco Pinto, o presidente do CAT, José Arthur Mascarenhas, e o contador, membro do CAT indicado pelo CRCGO, Alcedino Gomes Barbosa.

Inicialmente, a reunião tratou das finanças do CRCGO, do patrimônio institucional e dos canais de comunicação entre a entidade de classe e o profissional da contabilidade. “A comunicação assertiva das atividades estreita o relacionamento entre as partes e traz credibilidade às ações realizadas”, afirmou o presidente Edson.

Alcedino destacou as conquistas que a tecnologia trouxe para os profissionais, lembrando da evolução da carteira de identidade profissional, que hoje além de contar com um chip contendo informações do contabilista, ainda possibilita acesso à certificação digital. Neste sentido, Rangel enfatizou o projeto que o Sistema CFC/CRCs está desenvolvendo para unificação de dados do documento. Ainda sobre tecnologia, José Arthur ressaltou o quanto Goiás é evoluído na questão do controle e fiscalização de informações ligadas ao contribuinte.

Em seguida, José Arthur tratou sobre o funcionamento e a realidade do CAT, órgão que busca pela verdade material. “É importante conhecer bem como funciona uma entidade, porque só conseguimos melhorar o andamento das atividades se conhecemos. Assim, evoluímos para acompanhar”, justificou e prosseguiu: “Sempre defendi a responsabilidade do contador dentro das suas atividades. Isso é uma prerrogativa. O profissional tem que se conscientizar disso, usar como diferencial e cobrar remuneração adequada por esse diferencial. Pretendemos avançar nesta questão de responsabilidade solidária”. A questão sobre a responsabilidade solidária do profissional da contabilidade quanto aos processos em tramitação no CAT foi um dos itens em destaque da reunião.

Alcedino trouxe sua experiência, adquirida nos últimos quatro anos que esteve atuando como membro do CAT e ressaltou a responsabilidade que o profissional tem ao analisar e fazer estudos dos processos. “Foi um grande aprendizado, mas foi preciso dedicar bastante tempo para a execução da atividade que exerci durante esses anos”, afirmou.

Ao finalizar a reunião, José Arthur ressaltou que o CRCGO está no caminho certo pela luta por prerrogativas ao profissional e agradeceu a receptividade da atual gestão.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves