Contribuintes devem ficar atentos aos falsos e-mails sobre IRPF
Tentativas de golpes via e-mail em época de declaração do Imposto de Renda já são comuns e bastante conhecidas da Receita Federal e de muitos contribuintes. Mesmo assim, ainda há quem caia em armadilhas de quadrilhas especializadas em crimes pela internet que enviam mensagens eletrônicas que servem como meio para a obtenção ilegal de informações fiscais, bancárias e cadastrais.
De acordo com a Receita, um dos golpes consiste em mensagem de e-mail informando que o órgão analisou todas as declarações do Imposto de renda 2012/2013 e encontrou uma inadimplência no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do usuário. Para isso, a mensagem pede que o usuário clique em um link para ver o demonstrativo dos números apresentados e de declarações divergentes.
Outras mensagens fraudulentas indicam o download do programa de declaração do Imposto de Renda e a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de renda a serem recebidos pelo destinatário.
A Receita reforça o pedido para que o contribuinte não abra e apague imediatamente as mensagens, pois o órgão não manda comunicação via e-mail e nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica com o contribuinte é por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).
A entrega da declaração
O prazo para entrega do IRPF vai até 30 de abril e o programa gerador está disponível na página da Receita Federal na internet. Neste ano, os contribuintes com certificação digital ou representantes com procuração eletrônica receberão, pela primeira vez, a declaração pré-preenchida. Por meio do e-CAC, eles têm acesso ao documento preenchido com antecedência pelo Fisco e só precisam confirmar as informações para enviar a declaração.

Fonte: CRC-SP, 27/03/2014