Entre os anos de 2011 e 2012, a prefeitura de Goiânia formalizou a adesão junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de um programa chamado Cidades Emergentes e Sustentáveis, que visa estabelecer metas dentro de um plano de trabalho que possa ser acompanhado e alimentado pela própria sociedade. Agora em 2013, o BID também se associou à Rede Nossa São Paulo, com o objetivo de fazer em Goiânia o mesmo trabalho que é feito em São Paulo. E para tratar das próximas etapas da Rede Nossa Goiânia, o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO) recebeu, na última quarta-feira, dia 14, uma representante da Rede Nossa São Paulo, Clara Meyer Cabral, ao lado de representantes da sociedade civil organizada.

A conselheira, membro da Câmara de Ética, Fiscalização e Disciplina do CRC-GO, Josenilda Ribeiro, afirma que a Rede Nossa Goiânia “trata-se de um processo em que nós acreditamos ser fundamental: promover o envolvimento da sociedade civil organizada, de setores empresariais com responsabilidade socioambiental no território onde atuam, de forma que a ética da responsabilidade possa ser implementada em amplo sentido e consolidando a cultura cidadã em geral”.

Para isso, o conjunto destes atores sociais devem se capacitar e desenvolver instrumentos e práticas locais para realizar o monitoramento da evolução de vida, das políticas públicas e da execução orçamentária. Daí a importância de se construir uma rede de monitoramento da sociedade civil local como parte constituinte das políticas municipais apoiadas pela Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis. “Eu vejo que é um programa que tem apoio das entidades da América Latina, e Goiânia é uma grande privilegiada de participar dele, da mesma forma pode orgulhar-se o CRC-GO”, enfatizou Josenilda, afirmando que a grande importância do CRC-GO é ser o braço de apoio em relação à parte técnica de todo o processo e análise dos próprios índices de gestão. “O monitoramento é a parte mais importante. Existem bons planos, mas vejo que depois falta um acompanhamento, um monitoramento. E aqui entra o CRC-GO: como tradutor dessas informações, ações e metas estabelecidas pelos governos”.

Fonte: CRC-GO
Publicada em: 21/05/14