O Conselho Regional de Contabilidade de Goiás se fez presente nos dias 21 e 22 de setembro no Seminário de Contabilidade da Faculdade Anhanguera, em Anápolis, com o tema geral “Ver além dos números: uma virtude que requer talento e habilidade”. Na ocasião, o presidente em exercício do CRCGO, Rangel Francisco, o chefe do Setor de Fiscalização do CRCGO, Louis de Oliveira, o conselheiro Alessandro Polonial e o membro da Comissão permanente de estudos e desenvolvimento da Contabilidade Pública, Petrônio Pires, participaram de mesas-redondas e ministraram palestras.

Com o tema da mesa-redonda “A contabilidade como instrumento de gestão”, o presidente em exercício Rangel Francisco esclareceu no dia 21 para cerca de 150 alunos a nova forma de se fazer contabilidade atualmente. “Mais do que um mero ‘fazedor de guias’, o contador passou a ser um gestor de informação para as empresas nos últimos anos. Aliada à informação, também é essencial a inclusão deste profissional nas inovações tecnológicas, trabalhando na maior parte das vezes on-line, direcionando a tomada de decisão das empresas e pessoas físicas de maneira sóbria e profissional”, explicou.

Ainda no primeiro dia do Seminário, o chefe do setor de Fiscalização do CRCGO, Louis de Oliveira, abordou em uma palestra o tema “Responsabilidade social e civil dos contabilistas”. “Apresentamos qual deve ser a postura de um profissional da contabilidade conforme o Código de Ética que rege o contador, com sanções éticas e disciplinares. Também demos exemplos de processos, e quais cuidados o profissional deve ter diante do exercício da contabilidade”, relatou.

No dia 22, o membro da Comissão da Contabilidade Pública, Petrônio Pires, participou de uma mesa-redonda em que ele abordou com detalhes o tema “A importância da Contabilidade pública para o bem-estar social”. “Tive a oportunidade de informá-los sobre como funciona as Normas Brasileiras de Contabilidade, aliada à questão da transparência na administração pública, e como a utilização correta das informações contábeis podem colaborar para com uma adequada fiscalização por parte da administração pública, seja no controle interno, externo e social. Com técnicas contábeis a administração pública verifica os focos da conformidade e efetividades das ações”, declarou Petrônio.

O conselheiro do CRCGO, Alessandro Polonial, também ministrou palestra, com o tema Contabilidade para o Terceiro Setor. “Parabenizei a todos pelo dia do contador, em nome do CRCGO, e fiz colocações a respeito da contabilidade, suas obrigações, isenções e imunidades, obrigatoriedade, obrigações acessórias, NBC’s voltadas para Terceiro Setor. Foi muito produtivo e salutar o debate.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Izadora Louise