Uma reunião inédita marcou o dia 20 de agosto. O presidente do CRCGO, Elione Cipriano, acompanhado dos membros do Comitê de Contabilidade Pública, Leandro Rodrigues, Ary Léllis e Alessandro, se reuniu com os presidentes do TCM-GO, Honor Cruvivel, e da AGM, Cleudes Baré, para tratar sobre a prestação de contas dos municípios goianos e o fundamental papel do profissional da contabilidade na apresentação de toda documentação.

O presidente do TCM-GO, conselheiro Honor Cruvinel, afirmou que apesar do índice de irregularidades constatadas nas administrações municipais ter diminuído nos últimos anos em Goiás, ainda é considerado elevado e pode ser reduzido. Ele afirmou que em 2012, 83% dos balanços apresentados pelas prefeituras apontaram irregularidades e que deste total, apenas 33% dos casos os prefeitos buscaram regularização, cobrando uma demonstração de maior interesse por parte dos gestores. Para tanto sugeriu aos prefeitos que acompanhem as decisões do TCM-GO, buscando informações sobre o andamento de processos, apresentando a documentação exigida e os recursos em tempo hábil.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, apresentou ao presidente do TCM-GO, as ações do Conselho ligadas ao aperfeiçoamento profissional ligadas à prestação de contas e como está a aplicabilidade das normas da nova contabilidade pública, defendendo aprimoramento técnico na área. Neste sentido, aproveitou para mencionar a terceira edição do Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (SINCASP), que será realizado nos dias 12 e 13 de novembro pelo CRCGO.

O presidente da AGM, Cleudes Baré relatou que, com as novas regras e exigências, os prefeitos estão tendo maiores dificuldades para administrar, bem como para efetuar as prestações de contas. Porém, continuam no propósito de cumprir a lei na sua integralidade, até porque, vários prefeitos têm tido transtornos e desgastes devido a não aprovação de suas contas pelo TCM-GO.

Os contadores desempenham papel importante na elaboração das prestações de contas, porém a contratação de profissionais por parte das prefeituras tem gerado problemas. Daí o alerta para que os gestores tenham critérios na contratação desses profissionais e de empresas especializadas. Ao final da reunião foi definido que encontros serão promovidos já que existem inúmeros assuntos em comum a serem discutidos.

Assista a reportagem sobre a reunião clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves