O conselheiro do CRCGO, Júlio César Carlos, ministrou a palestra Rumos e perfil do profissional contábil, na última quinta-feira, 28, no auditório da Faculdade Araguaia (Fara), centro, em Goiânia. O evento foi destinado aos estudantes de Ciências Contábeis da Fara e destacou quais são as áreas que o contador pode atuar e como está o mercado na atualidade.

Na palestra, Júlio falou sobre o decreto-lei que regulamenta a profissão contábil e quais as competências dos contabilistas. “O profissional precisa estar capacitado e ter bom relacionamento com seu cliente, além de ter uma visão inovadora”, afirma Júlio.

A mudança que a contabilidade vem sofrendo ao longo dos anos, principalmente com a era digital, faz com que o profissional busque diferentes saídas para o mercado de trabalho. As empresas, cada vez mais, precisam de contabilistas habilitados a trabalhar com diversas ferramentas da nova tecnologia, para com isso, desenvolver um serviço de qualidade e alcançar a tão sonhada ascensão profissional.

Uma das áreas em que o contador pode atuar é a perícia, e foi um dos pontos centrais da palestra de Júlio César. “São várias as áreas de atuação do contabilista e o profissional pode escolher em qual delas seguirá”, destaca Júlio. A perícia contábil é uma competência exclusiva do contador e, de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade, é o “conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer técnico-contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente”.

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Fara, Soraya Pedroso, destacou a parceria entre o CRCGO e a faculdade. “O tema é de grande interesse dos discentes, pois abre novas perspectivas para o futuro profissional de cada um. A Coordenação do Curso de Ciências Contábeis agradece a gentileza do Conselho em oferecer a palestra e reafirma a importância dessa parceria, pois a presença constante do CRCGO na Faculdade Araguaia, além de estreitar os laços, desperta no discente a admiração e o respeito à classe e aos órgãos que nos representam”, ressalta Soraya.

Cerca de 200 acadêmicos assistiram a palestra e interagiram de forma descontraída com o ministrante, que garantiu que dessa forma puderam assimilar mais facilmente o conteúdo.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro