O Sebrae está preparando uma série de atividades e capacitações para a semana de 21 a 26  de setembro, dentro do Movimento Compre do Pequeno Negócio. Os empresários serão orientados sobre cinco temas principais: vendas, finanças, mídias sociais, inovação e sustentabilidade. A instituição vai concentrar esforços em áreas prioritárias, como Moda e Acessórios, Beleza, Construção Civil, Autopeças, Bares e Restaurantes, Turismo, Mercadinhos e Produção Rural. O objetivo é estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas e produtores rurais da região.

O Sebrae Goiás realizou na manhã desta quarta-feira, 23, a solenidade de apresentação do Movimento. Na ocasião, o vice-presidente de Registro do CRCGO, Rangel Francisco Pinto, representou o Conselho no evento, onde ressaltou a importância do profissional da contabilidade para a micro e pequena empresa (MPEs), que, segundo a entidade, somam mais de 10 milhões de empresas no País (95% do total) e faturam R$ 3,6 milhões ao ano. “O objetivo do movimento é fortalecer a economia”, afirma. “Na data que marca o Movimento, dia 5 de outubro, a intenção é que os donos de pequenos negócios permaneçam nas empresas e se dediquem integralmente ao cliente, implementando ações que possam surpreender o consumidor”, explica. “Nós, escritórios de contabilidade, também nos enquadramos como MPEs e podemos participar da ação oferecendo nossos serviços”, acrescenta Rangel.

Visando promover ações com orientações para empreendedores, consultorias e seminários sobre controle de custos e atendimento ao cliente, o Sebrae Goiás montou no estacionamento do Shopping Cidade Jardim uma estrutura de 450 metros quadrados, com três salas de treinamento, seis guichês de atendimento, espaço para feira e apresentações culturais. As atividades seguem no decorrer da semana.

O diretor superintendente do Sebrae Goiás, Igor Montenegro, ressaltou a importância da parceria da entidade com o Conselho, que contribuirá significativamente para o sucesso da iniciativa. “Não existe empresa sem este profissional, que contribui de forma relevante para o crescimento e tomada de decisão das empresas”, afirmou.

Dados do Sebrae mostram que, do total de micro e pequenas empresas, 44% estão no comércio, 35% no setor der serviços, 7% na construção e 13% na indústria. Sobre o perfil dos empreendedores, 51% são mulheres, 53% têm até 34 anos e 55% são da classe C.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves