A Secretaria de Estado da Fazenda de Goiás (Sefaz) realizou reunião no dia 27 de abril, na sede da Fecomércio, para divulgar a Nota Fiscal Goiana, criada para incentivar o consumidor a exigir a nota fiscal nas suas compras, além de agir no combate à informalidade.

O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano, ressaltou a importância do programa, uma vez que, além de incrementar a arrecadação fiscal do Estado, promove a formalização das empresas. “O CRC-GO apoia este tipo de ação, uma vez que vê, com isto, o crescimento do Estado e com isso novos contatos para os contadores”, afirma. Também partilha dessa ideia o presidente da Fecomércio, José Evaristo dos Santos. Ele ressaltou que os profissionais da contabilidade são os “anjos da guarda” dos empresários, por isso “é fundamental o engajamento da classe para adesão dos contribuintes ao programa”.

De acordo com a secretária da Sefaz, Ana Carla Abrão, o lançamento do programa Nota Fiscal Goiana não é novidade em outros estados brasileiros. Segundo ela, acontecerá de forma contundente e eficaz do comerciante e empresário para o consumidor. “Este é o segredo de entrar no mercado com naturalidade, pois é dentro de cada estabelecimento que a nota fiscal acontece e não na Sefaz”, disse. Neste sentido, será importante o papel da educação fiscal, uma vez que promoverá mudança de comportamento e cultura diretamente nos consumidores.

A cada R$ 1,00 em compras o consumidor ganha 1 ponto e a cada 100 pontos ele ganha bilhete para sorteio. Na primeira premiação, que acontecerá em maio, a Nota Fiscal Goiana vai distribuir 40 prêmios: um no valor de R$ 200 mil, três prêmios no valor de R$ 10 mil, quatro no valor de R$ 5 mil e 32 prêmios no valor de R$1.000,00. “Os prêmios são um incentivo que gera interesse adicional e motivação inicial”, afirmou a secretária.

O Nota Fiscal Goiana já tem 25 mil consumidores inscritos atualmente e a participação de 131 mil contribuintes do comércio varejista. A intenção da Sefaz é promover o crescimento desses números com a campanha publicitária que começa agora. Também foi implementado o módulo de cadastro do programa para receber novas adesões do consumidor e do contribuinte.

De acordo com José Evaristo, o objetivo é levar o programa também para o interior do Estado, e neste sentido, o presidente do CRC-GO se dispôs a apoiar o trabalho via delegacias regionais. Elione complementou que essa força tarefa que a Sefaz está fazendo é o empenho para combater a informalidade e a concorrência desleal. “Lógico que os entraves vão se resolvendo conforme o andamento do programa. Vejo que é uma lição de cidadania. Por essa razão o CRC-GO e a classe contábil estão empenhados junto ao fórum empresarial para dar apoio e suporte ao empresário instalados nos quatro cantos do Estado”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves