Nesta quarta-feira (09/11), aconteceu o segundo dia do VIII Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (Sincasp), promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO). A mesa diretiva que compôs o início do evento, teve presente a presidente do regional, Sucena Hummel, os conselheiros Francisco Canindé Lopes e José Antônio Schimit, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviço Contábeis e das Empresas de Assessoramento de Goiás (SESCON-GO), Edson Cândido Pinto.

Para iniciar os trabalhos, o Sincasp levou a debate o painel  “Matriz de Saldos Contábeis: desafios e oportunidades para melhoria da qualidade de dados”, com o chefe do Núcleo de Informações Contábeis e Fiscais da Federação (CCONF/SUCON/STN), Eric Gonçalves, como painelista, e o superintendente Contábil da Secretaria de Estado da Economia de Goiás e coordenador da Comissão Permanente de Estudos e Desenvolvimento da Contabilidade Pública do CRCGO, Ricardo Borges de Rezende, como debatedor.

Após o intervalo, o auditor de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Paulo Henrique Feijó (painelista), e o vice-presidente de Controle Interno do CRCGO, Ranniel Martins Silva (debatedor), promoveram uma palestra com o tema “Entendendo os Créditos Orçamentários e a Gestão de Tesouraria”.

A terceira palestra do VIII Sincasp, com o tema “As contribuições da gestão de riscos no aprimoramento da Gestão Pública”, foi proferida pelo assessor de Controle Interno da Secretaria de Economia do Estado, Reneilton Brito de Abreu, e tratou sobre a identificação e os preceitos de avaliação, análise e tratamento de riscos para a gestão pública. O objetivo e controle de dados são os principais pilares para a tríade ‘Gestão de Riscos’.

Para encerrar o segundo dia do VIII Sincasp, foi debatido um assunto recente e que está em destaque nacional, que é a ‘Valoração Econômica de Ativos Culturais e Ambientais’. O tema foi conduzido pelo professor Doutor, titular do departamento de Economia da Universidade de Brasília (UNB), Jorge Madeira Nogueira e a professora Doutora, Fátima de Souza Freire, tendo como debatedor o chefe da assessoria técnica de Finanças da Assembleia Legislativa de Goiás, Edilson Nogueira. Eles trouxeram uma reflexão de como analisar e mensurar artigos culturais e ambientais.

A programação do VIII Sincasp vai até esta quinta-feira (10/11), na sede do CRCGO, com início a partir de 08h30.

Confira todas as fotos do VIII Sincasp neste link: https://drive.google.com/drive/folders/1LQHiwOJ0GzdX6nx7rhV39mO6XZvI5rG4?usp=share_link

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.

Fonte: Comunicação CRCGO – Maria Paula e Thaillyne Rodrigues