Desenvolvimento econômico, empreendedorismo, desburocratização, regulamentação e valorização dos pequenos negócios foram temas discutidos durante os debates do primeiro dia do Seminário Brasil Mais Simples, no dia 9 de abril, que reuniu cerca de 800 gestores municipais. O seminário foi um dos eventos parceiros do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de 7 a 9 de abril, em Brasília (DF).

Os conselheiros do CRC-GO, Júlio César Carlos e Mário Wilson Oliveira, participaram do evento, na condição de membros do Fórum Estadual das Micro e Pequenas Empresas de Goiás (FEMEP-GO), e destacaram a importância de estarem reunidos, junto a outros profissionais do Sebrae Goiás, Juceg, prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia, unidos por um ambiente empresarial melhor, como uma “corrente do bem”.

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, abriu a programação com a palestra “Simplificação de Registro e Licenciamento de Negócios”. Na oportunidade, Afif explicou sobre o programa Bem Mais Simples, que tem a missão de alavancar o ambiente de negócios, aumentar a eficiência da gestão pública e facilitar a vida do cidadão. “Cada um no seu município tem que assumir a responsabilidade política de simplificar”, apresentou.

Mário Wilson aponta que todo o processo de simplificação defendido no Seminário Brasil Mais Simples passa obrigatoriamente pela implantação nos municípios brasileiros da “REDESIM”, um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário. Esse sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet. “Fica claro portanto, o quanto a implantação da REDESIM diminuirá etapas, quantidades de documentos solicitados e duplicidade de exigências. Isto não representa somente desburocratização, mas um grande avanço para empresários e contadores que terão suas atividades e tempo extremamente otimizados em decorrência da REDESIM”, opina. Segundo ele, o intuito do governo federal é implantar a REDESIM em todos os municípios até 2016.

Todavia, para que a REDESIM aconteça, é necessário que os municípios sejam sensibilizados para adesão ao sistema. Para tal, a união de entidades diversas objetivando articulação junto aos municípios é primordial. “Neste sentido, o CRC-GO – via sua atuação efetiva junto ao FEMEP-GO – tomou lugar de protagonista. A participação do Conselho em reuniões, seminários, simpósios, congressos, vem sendo de extrema relevância para a geração de conhecimento e solidificação da REDESIM no estado de Goiás”, enfatiza.

Júlio César destaca também que nesse mesmo dia, houve a participação das entidades que compõem o cadastro de uma empresa, dentre elas, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, com o intuito de alinhar as exigências semelhantes em todo o País. “Aproveitei o ensejo e já ofereci nosso auditório, para que a classe contábil tenha o privilégio de ser a primeira a saber da nova nomenclatura de constituição de empresas junto ao Corpo de Bombeiros no alinhamento da REDESIM”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Naiara Gonçalves