Com o propósito de aperfeiçoar os conhecimentos na área da contabilidade rural, a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, realizou no dia 12 de novembro o Seminário Regional de Contabilidade Rural, no Salão Verde do Sindicato Rural de Rio Verde.

O evento reuniu cerca de 90 pessoas entre contadores, profissionais de escritórios de contabilidade e de recursos humanos, acadêmicos de Ciências Contábeis e empresas de agronegócios da Região Sudoeste para aperfeiçoamento do conhecimento acerca da Atividade Rural – Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

O seminário foi comandado pelo contador especialista em Direito Tributário e Controladoria e professor da Universidade Federal do Pernambuco, Israel Ferreira de Lima. O professor ressaltou aos participantes que o principal erro na hora de trabalhar com contabilidade rural é a falta de informação, uma vez que muitos profissionais acabam interpretando a legislação tributária de forma errada. “É fundamental que o contador saiba classificar as receitas e despesas do campo daquelas que não são rurais para evitar declarações erradas”, disse Lima.

O imposto de renda para pessoa física e jurídica na atividade rural foi a principal abordagem do palestrante. Lima explicou que é preciso saber do produtor antes de iniciar a declaração, para evitar problemas futuros, principalmente os financeiros. O professor abordou ainda temas pertinentes à rotina de um contador rural, como o Livro Caixa, receita bruta da atividade rural e as despesas de custeio e investimentos.

Qualificação profissional
Na área da contabilidade há 10 anos, Jeisione Teles Ferreira resolveu participar do seminário para adquirir mais experiência na área rural, uma vez que trabalha com a área fiscal e comercial. Para o contador, a palestra foi esclarecedora e produtiva. “No município de Rio Verde temos muita informação na área da contabilidade comercial e na rural pecamos um pouco. Se formos pensar pela lógica, nós deveríamos estar muito mais informados, uma vez que estamos no centro do agronegócio”, afirmou Ferreira.

O acadêmico de Agronegócio, Fernando Pires Vieira, resolveu fazer parte do evento para entender mais sobre as particularidades do setor rural. “Na grade do meu curso temos uma disciplina parecida com o tema do seminário, mas aqui consegui me atualizar e conhecer novos recursos que não são passados em sala de aula”, explicou.

Para o palestrante, seminários e cursos sobre o assunto são raros. Por isso, a iniciativa da Faeg e do Senar, juntamente com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, foi relevante para as entidades envolvidas e para os participantes. “O assunto rural é muito importante, mas existem poucas pessoas aptas a falarem sobre o tema. Mas consegui perceber que a Região Sudoeste está muito bem abastecida de profissionais nessa área e que desenvolvem trabalhos importantes para o setor”, conclui Lima.

Fonte:  Fabiana Sommer, de Rio Verde – Gerência de Comunicação FAEG/SENAR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *