Marcando o início de uma série de quatro eventos, o município de Itaberaí recebeu na quarta-feira (13) o 1º Seminário de Contabilidade Rural, resultado de uma parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás e o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). O objetivo foi reunir contabilistas, profissionais de recursos humanos, acadêmicos de ciências contábeis e empresários do agronegócio para aperfeiçoarem conhecimento acerca da Atividade Rural – Pessoa Física e Pessoa Jurídica.
O presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, participou do evento que reuniu mais de 50 pessoas. Para ele foi um dia de comemoração. “A alegria se dá pela concretização de uma parceria entre o Senar e o CRC-GO para a aproximação do empreendedor rural com o profissional contabilista”. Segundo ele, a realização de encontros regionais com o tema “Contabilidade Rural” surge em tempo oportuno, onde o Senar conta com o apoio das 43 delegacias regionais do Conselho espalhadas por Goiás, com a finalidade de atingir a meta de esclarecimento aos produtores do campo, sobre a necessidade de uma regularização contábil para o exercício de suas profissões”, ressalta.
Para o superintendente do Senar Goiás, Eurípedes Bassamurfo da Costa os eventos são mais uma, entre tantas, oportunidades para o homem do campo aprimorar seu conhecimento. “O produtor, trabalhador rural e seus familiares precisam de capacitações, treinamentos e profissionalização para que possam aumentar a sua produtividade e rentabilidade e assim contribuir cada vez mais com o desenvolvimento socioeconômico de sua região”.
Os próximos eventos, assim como o do dia 13 de agosto, darão ênfase na atividade rural pessoal e jurídica ministradas pelo palestrante Israel Ferreira de Lima – contador especialista em Direito Tributário e Controladoria, professor da UFPE, Católica/PE, CESMAC/FEJAL e FARIRE. Além disso, durante todo o dia foram abordados importantes assuntos contábeis que, na maioria das vezes, são motivos de questionamentos dos produtores rurais e os profissionais da contabilidade.
Para Israel Ferreira de Lima, a grande influência da contabilidade brasileira é a tributação do Imposto de Renda (IR) e “mesmo com as facilidades atuais para declarar o imposto, falta ainda conhecimento em relação à legislação”. Ele explica que as dúvidas também giram em torno do que é a atividade rural, quais os documentos necessários para fazer a declaração e como fazer um planejamento tributário. Israel é enfático ao falar sobre a necessidade de que seminários como este alcancem também o produtor rural. “A nossa intenção é aproximar o profissional contábil e o profissional rural, mostrando para o segundo a sua importância nessa relação”, destaca.
No dia 15 de outubro será a vez do município de Itumbiara receber o Seminário. Em seguida, ao longo do mês de novembro, a iniciativa passa por Rio Verde, no dia 12, e em Jataí, no dia 26.
Fonte: Assessoria de Imprensa Senar/Faeg