A quarta edição do Seminário Goiano de Regulação, que este ano debateu os procedimentos contábeis nas organizações sociais (OSs) que administram unidades públicas no Estado, reuniu quase 200 pessoas nesta segunda-feira, 1º de setembro, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO), parceiro da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) no evento. Estiveram presentes na solenidade de abertura representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretarias Estadual da Saúde (SES), Casa Civil e Cidadania, além de membros das OS’s, do CRC-GO, conselheiros e gerentes da AGR, contadores e outras autoridades públicas.
Em seu discurso, o presidente da AGR, Ridoval Chiareloto, destacou a importância do evento que, a cada edição, coloca em pauta assuntos de interesse coletivo, o que resulta em melhores serviços prestados à sociedade. Já o presidente do CRC-GO, Elione Cipriano da Silva, ressaltou a parceria com a AGR e a necessidade de se estabelecer um sincronismo de ações humanas na prestação de contas financeiras. No final, ele colocou o CRC-GO à disposição para auxiliar nos procedimentos contábeis da OSs.
A primeira palestra técnica ficou a cargo da gerente de Contabilidade Regulatória da AGR, Leoni Dias da Silva, que discorreu sobre o papel da Contabilidade Regulatória nos contratos de gestão e também sobre a atuação da AGR como ente fiscalizador. Como novos desafios, ela citou a implantação de projetos de Gestão Situacional e a criação de um canal de controle com a sociedade.
Em seguida, José Ricardo Xavier, contador pós-graduado em Auditoria e Análise Contábil, falou sobre o tema “Reconhecimento das Transações e Variações Patrimoniais em Entidades sem Finalidade de Lucros”. A segunda etapa do seminário, realizada no período da tarde, foi restrita aos contadores da OS’s e teve como foco estudos de caso.
Histórico – O Seminário Goiano de Regulação nasceu em 2011 com o propósito de estimular e aprofundar o debate sobre assuntos relacionados ao controle, regulação e fiscalização dos serviços públicos. Em três edições, dois temas já foram abordados: transporte, em 2011 e 2012, e saneamento, em 2013.
Fonte: Gerência de Comunicação da AGR