Para um público de mais de 35 pessoas, o Conselho Regional da Contabilidade de Goiás (CRC-GO) levou o Seminário Regional sobre eSocial para a cidade de Caldas Novas. No dia 22 de maio, os participantes, dentre profissionais, estudantes da área contábil e demais ciências, puderam absorver todo o conteúdo ministrado pelo especialista na área trabalhista e previdenciária, José Alfredo do Prado Junior.
O Seminário sobre eSocial, que iniciou em Goiânia e passou pelas cidades de Quirinópolis, Rio Verde e Itumbiara, finalizou em Caldas Novas na mesma data em que houve o descerramento da placa da delegacia do CRC-GO na cidade.
A ferramenta eSocial gera praticidade para o trabalho do governo e das empresas, ao reunir informações relativas aos direitos trabalhistas. Durante o período de palestras nas cidades, José Alfredo ressaltou a importância de um preparo sobre o eSocial antes de iniciá-lo. “O eSocial é o programa da folha de pagamento das empresas que está sendo adaptado. É necessário ter consciência dessa preparação, que precisa ser feita antes do início de processo de implementação nas empresas”, aconselha. Ainda de acordo com José Alfredo, o intuito do eSocial é “arrecadatório”. “O governo pretende garantir o direito dos trabalhadores e aumentar a arrecadação da parte dos impostos, bem como das multas”, explica.
Essas informações foram muito bem recebidas pelos participantes em Caldas Novas, como destaca o delegado do CRC-GO na cidade, Evilson da Silva Azevedo. “José Alfredo é um profissional muito técnico, que dá continuidade ao conteúdo com bastante clareza, tirando a dúvida de todos os presentes. Sobre o eSocial, ele também esclareceu todas as modificações que têm surgido, e nos preparou sobre como lidar com cada uma delas. É a primeira vez que um curso sobre eSocial com toda essa duração em a Caldas Novas. Além do eSocial, também vemos a necessidade de sermos atualizados quanto ao SPED e outras demandas”, aponta.
O sistema, disponibilizado por meio do portal (www.esocial.gov.br) busca auxiliar o recolhimento de forma conjunta das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Imposto de Renda. Assim que anexados no sistema, os documentos serão armazenados no Ambiente Nacional do eSocial.
Mantido pela Receita Federal, o eSocial foi regulamentado através do Decreto 8.373/2014, e da Resolução 1/2015 do Comitê Gestor do e-Social, onde consta a reformulação dos eventos da folha de pagamento dos empregados.
Fonte: Assessoria de Imprensa CRC-GO – Izadora Louise