O Bloco K tem sido assunto recorrente nas reuniões entre contadores, administradores e desenvolvedores de software desde que foi lançado como parte complementar do SPED. O que se discute muito, em geral é a complexidade para geração das informações desta obrigatoriedade.

Pensando nisso, a quinta edição da Sexta do Conhecimento – uma parceria entre o CRCGO e o IPOG – trouxe aos profissionais da contabilidade no último dia 7 de agosto a palestra Bloco K da ECF: Um mundo de informações nas mãos do Fisco, onde o palestrante, Edgar Madruga, apresentou aos participantes Os Segredos do Bloco K.

O calendário do SPED Fiscal tem planejado uma importante mudança para o dia 1º de janeiro de 2016. A partir desta data, as empresas estarão obrigadas a enviar o livro Registro de Controle da Produção e do Estoque por meio do Bloco K do SPED Fiscal. Com o Bloco K, o Fisco fecha o ciclo relacionado às empresas que anteriormente apresentavam seus estoques eventualmente.

No registro devem constar todas as operações, com uma folha para cada espécie, marca, tipo e modelo de mercadoria. Esta foi a maneira encontrada para a Receita Federal ter registrada a quantidade produzida e os insumos consumidos em cada material, possibilitando projetar o estoque de matéria-prima e de produto acabado do contribuinte.

Além da complexidade, outro tema tem gerado medo nos contribuintes: o sigilo das informações que devem ser transmitidas ao fisco.

Além do presidente do CRCGO, Elione Cipriano, o evento contou também com a presença do vice-presidente Administrativo, Edson Bento, e dos conselheiros Alessandro Polonial, Djalma Arantes de Ávila, Josenilda Ribeiro e Júlio César Carlos.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Naiara Gonçalves