A palestra Liderança na gestão contábil realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO) em parceira com o Instituto de Pós-graduação (IPOG) para o Sexta do Conhecimento no dia 17 de junho, trouxe aos participantes uma visão diferenciada de como trabalhar com pessoas e gerir uma empresa contábil.

Ministrada por Lauro Milhomem, contador, pós-graduado em Administração de Empresas e Psicanálise Clínica, a palestra destacou o papel do líder no ambiente empresarial, as formas de lidar com o público interno, não só com o externo. “As empresas contábeis focam muito no cliente e esquecem de cuidar do próprio negócio como empresa, que é visto como apêndice normalmente do próprio cliente”, afirma Lauro. Ele conta ainda que a visão acerca de empreendimento precisa focar mais nas pessoas como um todo e não fragmentar a situação. “Empresa existe para poder satisfazer necessidade das pessoas. Ou seja, pessoas se reúnem para satisfazer necessidades de outras pessoas. Então, a empresa é efetivamente gente, e não apenas uma formalização jurídica. O que importa é que haja pessoas servindo pessoas, seja com serviços ou com produtos”, completa.

A dificuldade em aceitar a si mesmo é um problema enfrentado por muitas pessoas, e um líder, segundo Lauro, precisa saber o que quer. “A necessidade é a base para sobreviver. É diferente do desejo. Temos uma dificuldade muito grande de nos aceitarmos. Na maioria das vezes queremos que os outros nos aceite, vivemos o que os outros pensam sobre nós”, aponta.

Segundo ele, a crise econômica que afeta o mundo todo pode se tornar um momento oportuno para o empresário que deseja reformular seu negócio. “Normalmente quando a crise vem, as pessoas ficam cabisbaixas, com medo de serem demitidas. Então é o momento do empresário investir, melhorar seus processos internos, treinar melhor os funcionários. E, em muitos casos, enxugar o quadro de pessoal”, pondera.

Mas não é só a retração econômica que pode servir de incentivo para os empresários abrirem os olhos.  “Com a evolução do Sped, vemos que as empresas hoje vivem em tempo real de informação, precisam se modernizar do ponto de vista gerencial, padronizar os processos para poder dar as informações que o governo quer e que os clientes precisam”, destaca Lauro.

O estudante de Ciências Contábeis, Marcio Campos, assistiu a palestra e afirma que gostou do viu. “O conteúdo foi muito bem apresentado pelo professor Lauro e é um tema muito importante”, revela.

O contador Felipe Gonçalves de Medeiros ressalta que deveriam ocorrer mais palestras sobre liderança. “É importante para estimular os contadores e ajuda a melhorar o conhecimento e a forma de lidar com as pessoas”, avalia. “Foi excelente para compreender a parte emocional e sairmos um pouco dos termos técnicos”, completa o contador Ronaldo de Souza Gomes.

“Gostei bastante quando o professor falou que empresa é gente. É fundamental termos os olhos abertos para isso. Ter consciência de que não é apenas buscar o resultado financeiro, mas saber que as pessoas são importantes tanto quanto”, conclui a contadora Elisângela Cristina Santos.

A palestra Liderança na gestão contábil contou com 22 participantes. A entrada foi mediante doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa CRCGO – Renan Castro